Eu estava em uma aula de estudos literários no semestre passado, lá no Instituto de Letras da UFRGS, e além de sair pensando muito sobre o tema da aula – uma discussão sobre valor estético e cânone literário – também refleti bastante sobre a fala de uma colega durante a aula. Estávamos no momento do debate em que uma espécie de jogo foi instituído e alguns colegas precisaram “convencer” o professor a ler um livro, qualquer livro. As respostas eram então listadas em forma de tópicos no quadro e os argumentos seriam utilizados ao lado de outros pré selecionados pelo professor para refletir e compreender um pouco melhor o tema da aula, ou seja, o que constitui o cânone. Pois então, para contrapor uma visão de que muitas pessoas selecionam suas leituras dentro do cânone pela satisfação, para sentir-se bem, para experienciar uma certa catarse, relaxar, ou seja, um certo sentido místico da leitura em si, a colega em questão prontamente falou: – “Eu acho que…
Arquivos para dezembro 2014
Fantasiada de Fênix, retorno das cinzas!
Nossa, foram tantas coisas nesse tempo todo sem dar as caras por aqui. Tanto recheio para esse bolo chamado vida (argh, que breguice!). Nem todas foram boas. As boas foram MARAVILHOSAS, e as ruins foram realmente péssimas. E mais uma vez dou uma chance para esse mundo virtual e retomo o blog. Ando com vontade de tomar essa atitude já faz um tempo. Tenho tanto a dizer, tanta coisa para contar e espero poder fazer isso nos próximo dias. Colocar em dia a vida vai ser difícil, mas o blog é possível. Então, logo logo esse bichinho será atualizado. E espero que a vontade não morra com o tempo, mais uma vez. Mas acho que agora vai. Sinto muita falta desse cantinho aqui. Até breve. 🙂





