Na tarde de ontem, 8, o prefeito de Porto Alegre José Fogaça anunciou a doação de uma área de mais de mil metros quadrados para a construção da sede da Terreira da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz. O anúncio foi feito durante audiência com representantes do grupo teatral e secretários municipais de governo. O terreno é de propriedade da Secretaria Municipal da Fazenda e será doado ao grupo em forma de comodato, por tempo indeterminado, atendendo a uma demanda do Orçamento Participativo de 1995.
No ano que completa 30 anos, o Ói Nóis Aqui Traveiz começa a construir seu caminho de volta à Cidade Baixa, onde criou a Terreira da Tribo em 1984. Além das diversas atividades que comemorarão o aniversário da Tribo durante todo o ano, no dia 31 de março, data que marca a estréia do primeiro espetáculo do Ói Nóis, será realizada uma ocupação simbólica no terreno da rua João Alfredo, esquina com a Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, com uma apresentação especial de Teatro de Rua.
Essa é um conquista muito importante para o teatro local. O Ói Nóis é, para mim, o melhor grupo de teatro do RS e marcou parte da minha vida, quando fui aluna da Escola de Formação de Atores e nos anos seguintes, quando participei de outras oficinas e projetos. Sinto muita saudade desse tempo, e às vezes me pego pensandoem voltar. Tive meus motivos para me afastar das atividades, mas continuo um admiradora, defensora e entusista do trabalho da tribo, exemplar pela proposta e ideologia. Desejo tanto sucesso nessa nova fase do grupo. Essa notícia encheu de cor e deu um brilho todo especial ao meu dia. Estou rindo por dentro, e por fora.
Eu participei dessa turma e esse espetáculo fui uma das melhores coisas que já participei na minha vida. Quem me encontrou ali?
“O teatro
é o estado,
o lugar,
o ponto,
onde se apreende a anatomia humana,
através dela se cura e se rege a vida.”
(Antonin Artaud)
Cada vez mais é importante que preservemos nossa história e principalmente quem tem direto a ela. Infelizmente vejo casos diários de terrenos sendo usucapido de forma errada por grileiros. É importante que todos conheçam os seus direitos e lutem por eles. Obrigado pelo artigo.