Como e Por Que Ler by Harold Bloom My rating: 3 of 5 stars Este livro é um excelente guia para leitura de alguns livros clássicos. Mas não é um guia completo, apenas aponta para alguns aspectos essenciais, sem tirar o prazer da descoberta, inerente ao ato da leitura. View all my reviews
Arquivos para novembro 2011
O Sol Também se Levanta, de Ernest Hemingway
Minha segunda incursão pelo conturbado universo de Hemingway. No ano passado mergulhei de cabeça, daquele mergulho com roupa própria e tudo. Li duas vezes Por Quem os Sinos Dobram (e teve também leitura de fragmentos diversos por muitas e muitas vezes), li biografia, peça de teatro, texto de crítica literária e muitas outras coisas a respeito da vida e da obra do autor norte americano. Tudo por conta da tal monografia de conclusão de curso. Nessas leituras descobri a paixão arrebatadora de Hemingway pela Espanha, e especificamente pelas touradas e a fiesta espanhola. Ele foi até toureiro amador, pasmem. E dessa paixão surgiram alguns livros. Dentre eles Por Quem os Sinos Dobram – que é fruto direto da experiência do autor na Guerra Civil Espanhola – e O Sol Também se Levanta, um livro de 1926 que fala da grande paixão dele: as touradas. O Sol Também se Levanta (The Sun Also Rises) é narrado em primeira pessoa por Jake Barnes,…
O Meme Literário de Um Mês 2011 – Dia 04 (retroativo)
Onde você gosta de ler? (No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?) Sabe que eu ainda não achei o meu lugar preferido para ler? Pois é. Eu leio onde dá. E é isso. Leio no ônibus (sempre), no trem (sempre), nas filas, na sala de espera, na cama (mesmo que seja super desconfortável (pelo menos na minha cama dá uma dor no pescoço…). Não tenho uma escrivaninha livre para ler, daí perdi o costume de ler com o livro apoiado na mesa, não tenho poltrona para ler, então nem sei como é a sensação. Então estou por aí, lendo, entortando a coluna, me divertindo horrores e a procura do lugar perfeito para uma boa leitura. Para ver as respostas dos outros dias, clique aqui.
O Meme Literário de Um Mês 2011 – Dia 03 (retroativo)
Você lê resenhas de livros? (Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?) Eu até leio resenhas nos blogs que acompanho, mas elas não são decisivas para as escolhas das minhas leituras. Geralmente eu leio resenhas de livros que eu já estou com vontade de ler. Poucas vezes uma resenha de blog me incentivou a ler u livro, até porque é difícil encontrar boas resenhas. Mas tem aqueles blogs que eu sempre leio, e na maioria das vezes eu incluo na lista de livros por ler os que foram resenhados: Bibliophile, Happy Batatinha, r.izze.nhas, Hellfire Club, o blog do Meia Palavra, entre outros. Não dá para citar todos, mas geralmente são blogueir@s com @s quais eu compartilho o gosto literário. Para ver as respostas dos outros dias, clique aqui.




