
Ontem (17/04/2012) um novo membro chegou na nossa família. A Starbuck ganhou um irmãozinho lindo. Adotamos um gato adulto que estava para doação em uma Agropecuária/Pet Shop no centro de Canoas. Um gato da raça Exotic que estava tão carente e abatido numa minúscula gaiola. Demos o nome Gandalf para ele.
Mas a história é bem triste. Primeiro que ele está muito doente e acredito que foi só por isso que a dona da loja resolveu doá-lo. Ela usava o bichano para reprodução e, segundo ela, ele já é pai de umas quatro ninhadas. Ela demonstrou um orgulho tão grande ao falar isso, entretanto a imagem do animal na minha frente desmentia a pose de dona orgulhosa que ela tentava passar. Ela falou que ele tinha pego pulga recentemente e tinha alergia e por isso se coçava demais criando algumas lesões. Claro que eu sei que nem todo local de reprodução de animais preza pelo bem estar dos bichinhos e os donos estão mais preocupado é com o lucro que terão. E por isso não caí na lábia da dona da pet.
Ontem ele chegou aqui em casa e testemunhamos ele “se coçando demais”, ele arranca pedaços de pele com a boca de tanta coceira e dor que sente, está tomado de pulgas e com três feridas enormes pelo corpo e uma no lábio esquerdo. O olho direito não abre e corre secreção o tempo todo. Hoje eu levei ele na veterinária que cuida da Starbuck para ver qual é a real situação do Gandalf e ela ficou horrorizada com o estado dele. A veterninária disse que fazia tempo que não via um animal tão maltratado e começamos um tratamento intesivo hoje mesmo para amenizar a dor do pobrezinho.
Passamos remédio contra pulgas nele e assim que cheguei em casa passei na Starbuck também. Ele está medicado e voltarei com o mais novo membro da família a semana inteira na clínica para continuar o tratamento e depois ele tomará remédios em casa, conforme orientações da própria veterinária. Depois do tratamento ele será castrado e faremos uma cirurgia plástica para corrigir a pálbrebra do olho direito que está enrolando para dentro e impedindo que ele abra o olhão azul lindo que ele tem.
Dormi tão mal essa noite preocupada com ele e depois da consulta fiquei um pouco mais aliviada sabendo que ele ficará melhor, mas minha indignação com a pessoa responsável pelos maltratos é muito grande e mesmo ele ficando 100% bom (o que não vai acontecer, pois o estado dele é muito crítico e algumas coisas – como uma úlcera indolente no lábio – não têm cura) eu não perdoarei o que fizeram com ele. Ele é tão carinhoso e carente, já está bem apegado a nós e dá tanta dor de ver ele assim.
Mas os problemas não param por aí. A Starbuck não gostou muito de ter um maninho. Ela vê o Gandalf mais como um invasor do que como irmão e a aproximação entre eles não será nada fácil. Ela emite ruídos estranhos quando o vê, mas não chegou a atacá-lo. Estamos com medo de deixá-los sozinhos e tentamos mantê-los em ambientes separados com alguns momentos de aproximação controlada. Mas ela ficou bem estressada com ele e não come, não faz suas necessidades e anda bem desconfiada. Pelo menos quando ela está sozinha ela ainda apresenta o mesmo comportamento dócil e carinhosa de sempre.
O final dessa história triste ainda será contado, mas temos esperança de que o Gandalf fiquei bom, que ele e a maninha se deem bem e que eles sejam muito felizes ao nosso lado.
Parabéns pela adoção, estou torcendo para que ele fique bom! É por essas e outras que sou contra o comércio de animais… em geral, os reprodutores são muito maltratados. 🙁
Sobre a Starbuck, não se preocupe: a adaptação a um novo gato é lenta, especialmente se já faz anos que ela é filha única. Se quiser, me manda um email que te dou umas dicas sobre isso. 😉
Oi Dani!
Saudades de ti guria. Coisa mais linda o Gandalf, pena tudo isso que ele passou, tadinho, não convivo muito gatos por conta das trocentas alergias, mas coisa que odeio é que os maltratem, um absurdo essa mulher que colocou ele para adoção.
Fiquei super feliz com a notícia da compra do apartamento e também a nomeação na prefeitura, parabéns pelas conquistas!
Tu estás morando em Canoas? Me mudei pra cá fazem 15 dias, temos que nos encontrar um hora dessas 😀
estrelinhas coloridas…
[…] sério. Em 2011 eu adotei a Starbuck, uma tricolor linda que está cada dia mais linda e carinhosa. Em Abril de 2012 eu adotei o Gandalf, um Exotic Short Hair que foi vítima de maus tratos e estava em uma situação lamentável com sua […]
[…] Gandalf, fica aqui comigo pra sempre? Por favor? […]
[…] a última foto foi editada. Por ordem de idade: Gandalf, Starbuck, Willow, Salém e […]
[…] sério. Em 2011 eu adotei a Starbuck, uma tricolor linda que está cada dia mais linda e carinhosa. Em Abril de 2012 eu adotei o Gandalf, um Exotic Short Hair que foi vítima de maus tratos e estava em uma situação lamentável com sua […]
[…] Para começar a semana com muita fofura: Starbuck e Gandalf. […]
[…] morte quem estava aninhado ali do ladinho? Isso mesmo, o Calibã. Ele queria abrir a caixa onde o Gandalf estava. Tive que colocar na geladeira pra que não mexesse. E parecia que o Calibã estava […]