Não? Bem, eu tenho. Eu já estou cadastrada no Goodreads desde julho de 2009, mas foi apenas nessa última semana que resolvi aproveitar todas as possibilidades que essa rede social para leitores oferece.
Goodreads não é nada novo, mas é realmente muito bacana e, ao contrário de alguns outros sites de rede social, não é um modismo. Mas aviso, é viciante e uma ótima alternativa para nós, parvos bookworms. Você pode ver o que seus amigos estão lendo, ler as opiniões de outras pessoas – boas e ruins – e discutir os livros que você está lendo atualmente ou aqueles que já leu. Além disso, é uma boa maneira de encontrar novos livros para ler e se conectar com outros viciados em livros.
A página é em inglês, o que não pode ser um problema se você não lê o idioma, e por conta disso a maioria dos livros são edições em inglês. É difícil encontrar edições brasileiras? Depende do livro. Muitas edições de livros brasileiros e traduções já foram cadastradas, mas nem sempre será aquela que tu leste. Isso é um problema para quem, como eu, é compulsivo por organização a ponto de querer exatamente a edição e a capa do livro que leu. Claro que sempre é possível cadastrar a sua edição. Assim como no Skoob, o Goodreads é colaborativo, mas a política para adicionar livros e novas edições é bastante rígida. E para editar os livros e edições já existentes é preciso fazer parte do Goodreads Librarians, ou seja, ter no mínimo 50 livros na sua estante virtual e se inscrever para tal.
Ao mesmo tempo que isso mantém o site organizado e sob controle, dificulta a vida de alguns usuários que prestam atenção em cada detalhe e sempre encontram um erro em determinada edição ou quer adicionar uma imagem para a capa de algum livro. Eu me cadastrei para participar do Goodreads Librarian, mas ainda não recebi resposta, até lá eu me contento em apenas adicionar os livros que li e ainda não estão cadastrados por lá e marcar como lido as edições disponíveis. É um trabalho e tanto, poi estou passando todos os livros marcados como lidos no Skoob para o Goodreads, o que não significa o abandono da rede social brasileira. Como as férias da faculdade já estão no fim, a partir de agora o cadastro das leituras passadas será feito a passos de formiguinha, pois tenho de me concentrar nas leituras que virão.
E tu, já conhecias o Goddreads? Tem perfil por lá? Se quiser me adicionar, fique à vontade. Lá, e em toda rede social que eu tenho perfil, eu sou a clandestini.