Verão, sol, praia. Muitas pessoas passam os meses mais quentes do ano desfrutando da areia e a água salgada do litoral. No entanto, quem fica em casa padece com os péssimos programas de televisão, um calor abafado, o ar pesado da cidade e dificuldade até em se concentrar em uma boa leitura (este último para os desprovidos do famoso ar condicionado). Não em Porto Alegre.
Há nove anos o verão da capital gaúcha vem desfrutando de uma temporada teatral para todos aqueles que por um motivo ou outro estão na cidade. É o Porto Verão Alegre. Na sua melhor e mais madura edição o evento saiu da mesmice de sempre e inovou com parcerias e atividades paralelas.
Em parceria com o SESC o Porto Verão vai disponibilizar para a população de Porto Alegre (inclusive a da periferia) teatro grátis neste verão. Desde o dia 19 de janeiro até o dia 23 de fevereiro quatro grupos de Teatro de Rua estarão apresentando seus trabalhos pela cidade. E o teatro é tema da mostra de cartuns especialmente programada pela Grafar para o Porto Verão Alegre 2008. A exposição denominada Pregando Peça: O Teatro Segundo Os Cartunistas começou no dia 17 de janeiro e vai até o dia 16 de fevereiro de terças a domingos das 9 às 21 na Usina Do Gasômetro (galeria do 4º andar).
A programação do festival iniciou no dia 07 de janeiro e vai até dia 24 de fevereiro, e conta ainda com espetáculos gratuitos não só nas ruas e praças, nas salas também é possível assistir a diversos espetáculos sem precisar pagar nenhum pila.
Eu tinha que tomar vergonha na cara e ir ver uma peça, ao menos.