Saga dos Volsungos. Anônimo do séc. XIII. Org. e trad.: Théo de Borba Moosburger. São Paulo: Hedra, 2009.
A ótima tradução de Théo Borba, direta do islandês antigo, traz ao público brasileiro uma das obras mais fantásticas da literatura nórdica medieval. Do nórdico antigo: Völsunga saga, a obra original é uma compilação de várias histórias que faziam parte da tradição oral da Islândia.
O texto em forma de prosa narra a origem, o auge e o declínio do clã dos Volsungos (descendentes do rei Volsung). Também conta a história do herói Sigurd, que mata o dragão Fafnir e integra um triângulo amoroso com a valquíria Brynhild e o rei Gunnar.
A obra é um clássico da literatura mundial que influenciou e inspirou diversos escritores e artistas. entre eles encontramos o compositor Wagner, J.R.R Tolkien, cuja trilogia O Senhor dos Anéis foi diretamente inspirada por esta saga, e Jorge Luis Borges, que se envolveu com a literatura islandesa do Medievo, publicando estudos críticos sobre ela (os quais eu pretendo ler muito em breve).
A experiência de ler um texto tão antigo é fascinante. O conteúdo é incrivelmente sedutor, no entanto a narrativa é um pouco truncada no início devido aos nomes difícieis dos personagens e dos lugares. Mas no decorrer da leitura isso já não é mais problema.
Um ponto extra para a publicação deve ser creditado pelos resumos de cada capítulo apresentados no final da obra. É possível recordar os fatos e os nomes (que são muitos, apesar do texto pequeno), além de facilitar a volta a determinados acontecimentos depois de terminada a leitura.
Ficou interessado (a)? É possível ler os textos em inglês diponíveis gratuitamente pela internet:
- A antiga tradução (1888) para o inglês de William Morris e Eiríkr Magnússon, disponível na íntegra: no Sacred-Texts e no The Online Medieval and Classical Library (OMACL).
- A edição de Wilken em pdf no Septentrionalia.
- A edição de Guðni Jónsson no Heimskringla.
- E todas as fornaldarsögur e íslendingasögur, com a ortografia moderna, estão disponíveis no Snerpa.
[…] Saga dos Volsungos (Völsunga saga; anônimo do Séc. XIII) […]
[…] Saga dos Volsungos (Völsunga saga; anônimo do Séc. XIII) 06.08.09 […]