O segundo semestre de 2006 iniciou e inesperadamente a pergunta não veio do lugar comum. Numa disciplina acadêmica, quem geralmente questiona seus alunos são os professores. Porém não em Introdução à Arte. Surpreendentemente, eu, aluna do Departamento de História, me vi elaborando uma questão para colaborar nas discussções do semestre: “Qual a importância do Museu e da Galeria enquanto espaços de arte?” O objetivo seria responder a pergunta inicial, entretanto na tentativa de encontrar as respostas encontrei novos questionamentos. A metodologia proposta era, então, responder a famosa pergunta através das diversas visitas, leituras e conversas durante os meses de aula. Fui em busca dos subsídios para a árdua tarefa de responder a questão feita por mim mesma. Ao sugerir escolher um texto dos Cadernos da Bienal do Mercosul decidi-me por ler um texto de Brian O’Doherty. A partir disso acabei lendo o livro dele: “No Interior do Cubo Branco: a ideologia do espaço da arte“. Após a leitura pude concluir…
Arquivos para novembro 2006
ai ai. fazer prova dá um cansaço!
Hoje tive uma prova de Arqueologia que me matou. Não, a prova não estava difícil, mas era extensa pra caramba, porém muito divertida! Sim, eu adorei fazer a prova, mesmo saindo da aula um trapo 🤤. Demorei pouco mais de duas horas para responder uma única questão (de três poderia escolher uma para responder). O legal era a questão ser simulativa, descrever os métodos utilizados para chegar aos resultados do enunciado. Só eu mesmo!!! 😉
Oaxaca é uma inspiração
Alguém que lê este blog por algum acaso já ouviu falar do que está acontecendo no México? A rebeldia Revolucionária que não aparece nos jornais burgueses? *Pois é, a estas horas a maldita trama moribunda do capitalismo que consiste em furtar, assassinar, humilhar e devastar seres humanos, natureza e cosmos, topou com uma imensa gama de rebeldias carregada com pensamentos e sentimentos corajosos, bem dispostos a frear essa imundice burguesa. Existe nesta rebeldia um conteúdo, uma substância, uma potencia ancestral renovada, não frágil e sim profunda: a luta de classes. Nada menos. A rebeldia revolucionária de Oaxaca não é “birra”, não é “surto”, não é grosseria ou pose. Não se trata de um acidente do único produzido por alguma contrariedade nos interesses de uma seita. Não é uma moda que tende a superar-se conforme transcorra o tempo, pouco ou muito. Não se trata de um “tic” próprio da gente ressentida como dizem algumas senhoritas secretárias de Estado vendedoras nupciais de…
post técnico
Ou nem tanto! Passadinha mega rápida para avisar aos navegantes que novidades que aventavam o blog tornan-se realidade. Agora tenho meu diretório de fanlistings, ainda que incompleto, mas totalmente instalado. Outra coisa importante é a página inicial do domínio, que está novinha em folha e musicalmente ativa como todo o domínio. Por que musicalmente ativa? – perguntaria um desatento. Basta olhar nos blogs do domínio – Dani, Ju e Bi – prestar mínima atenção e perceber que todos têm motivos musicais! Agora, se me dão licensa, tenho que ir embora pra Pasárgada. Gracias pelo número incomum de comentários no post anterior. Uma boa tarde a todas e a todos e não esqueçam: fim de ano é tempo de reflexão, e no resto do ano também!
por mais que o mundo mude
Por mais que os costumes se modifiquem, as pessoas se transformem, a moda se atualize, as guerras se modernizem, as drogas avancem ou por mais que a sociedade capitalista aumente o egocentrismo no ser humano eu não vou deixar de ser quem eu sou. Se eu não defender as coisas que eu gosto, penso e acredito, quem vai me respeitar?
domingão libertário
O projeto DOMINGÃO LIBERTÁRIO faz sua última atividade neste ano: um bate-papo sobre “Capoeira Angola e a Resistência Negra” com o grupo Zimba e convidados. Para lembrar de Zumbi dos Palmares e do 20 de novembro, dia da consciência negra. Domingo 26 de novembro na sede federal (Lopo Gonçalves, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS) às 15 horas Participe e difunda este convite! 😀 Obs.: Não haverá programação ao final de dezembro. Em 2007, DOMINGÃO LIBERTÁRIO, no seu segundo ano, com mais atrações de cultura e formação.




