Criação e criatividade,  Lendo,  Vida de estudante

O papel do Museu e da Galeria no espaço da Arte

O segundo semestre de 2006 iniciou e inesperadamente a pergunta não veio do lugar comum. Numa disciplina acadêmica, quem geralmente questiona seus alunos são os professores. Porém não em Introdução à  Arte.

Surpreendentemente, eu, aluna do Departamento de História, me vi elaborando uma questão para colaborar nas discussções do semestre:

“Qual a importância do Museu e da Galeria enquanto espaços de arte?”

O objetivo seria responder a pergunta inicial, entretanto na tentativa de encontrar as respostas encontrei novos questionamentos.

A metodologia proposta era, então, responder a famosa pergunta através das diversas visitas, leituras e conversas durante os meses de aula. Fui em busca dos subsí­dios para a árdua tarefa de responder a questão feita por mim mesma.

Ao sugerir escolher um texto dos Cadernos da Bienal do Mercosul decidi-me por ler um texto de Brian O’Doherty. A partir disso acabei lendo o livro dele: No Interior do Cubo Branco: a ideologia do espaço da arte“. Após a leitura pude concluir que o autor, por ser um artista, sintetiza criticamente as principais premissas do espaço institucionalizado da arte modernista, o que ele nomeia de Cubo Branco.

É, portanto, uma ótima referência para se pensar o papel do museu e da galeria de arte na atualidade. Além deste livro utilizei como bibliografia o pequeno, no tamanho e não na importância, “O que é Arte?” de Jorge Coli, onde durante o texto confere ao espaço questões como discurso e público.

lém de perceber obras como a de Antoni Muntadas, que se encontra em uma galeria, não de arte, mas uma galeria comercial. A pergunta então tomou outra forma:

“Até que ponto é mesmo necessário o espaço especializado em salvaguardar obras artí­sticas?”

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thais
Thais
30 de novembro de 2006 5:00 pm

Eu absolutamente ADOREI seu layout! É lindo, parabéns!
Beatles!! *_*

Introdução à arte?? Hm… interessante!
Isso é matéria de que curso!! ^^

beijo!

Last edited 3 anos atrás by Daniela
Ju Soska
30 de novembro de 2006 7:16 pm

Dani, tá sabendo de alguma coisa o curso de inglês??inscrições, qdo, como, onde…
se puder me ajudar…
bjos ::amando::

Last edited 3 anos atrás by Daniela
bi
bi
4 de dezembro de 2006 7:14 pm

Ah!

Lembrei da reportagem que deu no fantastico, do figura que “pintava” nos parabrisas dos carros sujos de poeira. Eram pinturas horriveis, mas a ideia é essa não?

Last edited 3 anos atrás by Daniela
telmo
telmo
10 de julho de 2007 7:16 am

sabes que essa mesma pergunta, quer dizer não tal e qual foi feita este ano como pergunta para a realização de um trabalho final numa disciplina …a pergunta é…o papel do museu no mundo contemporaneo..ora recorro um bocado a ti, com o objectivo que me possas ajudar por exemplo em bibliografia, ou textos que tenhas..mt bom o teu layout

Last edited 3 anos atrás by Daniela
5
0
Would love your thoughts, please comment.x