Com esse trocadilho dou inicio a mais uma categoria do blog, ou coluna, como preferir. A expressão de quinta designa algo de quinta categoria, inferior. No entanto, aqui no trecos&trapos tem um singelo significado: o disco das quintas-feiras! Isso mesmo, toda quinta-feira colocarei aqui um link para download de algum disco que eu goste muito, mas muito mesmo! E para iniciar tal empreitada escolhi Os Mutantes com seu primeiro disco (homônimo) de 1968. “Os Mutantes é uma banda brasileira formada no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Foram um dos grupos mais dinâmicos, talentosos e radicais da era psicodélica. Um trio de experimentalistas musicais, a banda inovou no uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos.” (Wikipédia) Os Mutantes – Os Mutantes (1968) 01 Panis et Circenses – (Gilberto Gil / Caetano Veloso)02 A minha menina – (Jorge Ben) 03 O…
Arquivos para novembro 2007
Nota Estratégia & Análise #1
Nota escrita por mim e publicada originalmente na página Estratégia e Análise. Buscando sair dos regionalismos, foi encerrada a 6ª edição da Bienal Eu, Daniela Soares, a partir de hoje terei um espaço reservado para escrever sobre cultura aqui na página Estratégia e Análise. Começo então com o evento mais recente da cidade de Porto Alegre. No domingo, 18 de novembro, encerraram as exposições da sexta edição da Bienal de Artes Visuais do Mercosul em Porto Alegre. Essa edição foi cheia de novidades, mais internacional do que propriamente da região que dá nome ao evento. A proposta original dessa edição era criar uma exposição desde os países do Mercado Comum do Sul. Com uma quantidade de obras e artistas bem menor do que nos anos anteriores o curador Gabriel Pérez-Barreiro chamou cinco nomes para cuidar de mostras específicas descentralizando a tradicional figura que desempenhou. Pegando emprestado o título de um conto de Guimarães Rosa, a 6ª Bienal teve como mote “A Terceira…
andanças [1]
Rubens caminha todas as manhãs nas mesmas alamedas de Porto Alegre. Em busca de algo que nem mesmo ele sabe. O que importa é o deslocamento. Sobe e desce ladeiras, lombas. Segue reto, dobra à direita, depois à esquerda. Sempre cantarolando uma música. Uma música indecifrável, inventada de pronto, ali mesmo, naqueles instantes de andanças. Para sempre na mesma esquina. Entra no prédio, sobe o elevador até o quarto andar. Abre porta, fecha porta. Acende a luz.
Feira do Livro Anarquista
Não é a Feira do Livro de Porto Alegre, mas bem que poderia ser. Anarchist Bookfair é, como o prórpio nome já diz, uma feira de publicações anarquistas que ocorre no Reino Unido (Londres). Sua história começa em 1983 e já teve 27 edições. Na última edição, realizada em outubro desse ano, a feira libertária contou com várias atividades sobre o universo anárquico que vão desde filmes e debates até creches para crianças e oficinas, além dos 40 estandes de livros, revistas e panfletos. No sítio do Centro de Mídia Independente encontrei uma entrevista com Miguel Martín, membro da Federação Anarquista do Reino Unido e um dos organizadores do evento falando um pouco mais sobre o que é feira. Vale a pena dar uma lida.
Estratégia e Análise
Buenas, findou o trabalho na 6ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul mas engana-se aquele que pensar no descanso imediato. Na segunda-feira, 19 de novembro, iniciei meu mais novo estágio: na redação do sítio Estratégia e Análise. Leia e acompanhe as notas semanais que publicarei por lá toda quinta-feira e por aqui sairá na quarta-feira seguinte. Nova, novíssima fase.
A Bienal acabou!
O que farei sem os meus bichinhos? Saudade dessa gente toda e de toda a função. E a festa de encerramento foi pra exorcisar! Para meus bichinhos: “Ei queridos, me liguem, me mandem emails, me mandem scraps, falem comigo no msn. E não deixem de mandar nossas fotos. Ficou um vazio tão grande não ter vocês todos os dias do meu lado!”





