Ontem, 28 de Julho, foi a abertura da quarta edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o FantasPOA. O festival iniciou às 19 horas no Santander Cultural, com a Premiere de “Mangue Negro”, de Rodrigo Aragão, seguido de debate com o diretor, produtor e membros da equipe. E hoje inicia a intensa maratona cinematográfica, são 320 filmes (Serão exibido um total de 91 longa-metragens, 5 média-metragens, e mais de 200 curta metragens) divididos em 11 mostras espalhadas por seis salas da capital Gaúcha:
– Competição Internacional: 42 filmes
– Competição Internacional de Animação: 11 filmes
– Vampiros, Demonios y Siniestros (raros filmes espanhóis): 09 filmes
– Retrospectiva Japonesa: 5 filmes
– Especiais Grindhouse: 4 filmes em 2 sessões duplas
– Mostra de documentários: 14 filmes
– Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragensem Live-Action
– Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragens em Animação
– Mostra Competitiva Nacional de Curta-Metragens
– Mostras Itinerantes de Curta-Metragens de outros festivais
– Mostra Informativa de Curta-Metragens
É comum ouvir que o cinema fantástico é o mesmo que cinema trash. No entanto, essa associação é, no mínimo, muito equivocada. O fantástico abriga a ficção científica, a fábula, o Grindhouse e é claro o terror. São gêneros ecléticos que exploram um universo diferente do cinema convencional.
O FantasPOA já é o maior festival do Brasil no gênero e é reconhecido no exterior, apesar do pequeno orçamento. Além do preço tri camarada de R$ 4,00 para ver filmes (na grande maioria inéditos no país e que provavelmente não entrarão no circuito comercial por aqui) o festival terá diversas exibições gratuitas de longas e curtas metragens.
Como se isso não fosse motivo suficiente para largar tudo e correr para ver a maior quantidade de filmes possíveis, o FantasPOA oferecerá também sessões comentadas e bate papos com especialistas em cinema do gênero e diretores de algumas produções. E tem também um curso de maquiagem e efeitos especiais com Rodrigo Aragão e uma mostra expositiva com 110 desenhos dos integrantes da Damn Laser Vampires na Casa de Cultura Mario Quintana.
Calma que ainda tem mais uma surpresinha: dia dois de Agosto tem sessão da meia-noite com o novo filme do mestre José Mojica Marins, A Encarnação do Demônio.
Confere a programação e te joga de cabeça no universo fantástico do FantasPOA.
que vontade de estar emm porto alegre.
Bah, interessantíssimo. Ainda mais pelos filmes de terror. Massa mesmo.
Gente, que legal! Isso acontece aqui em Porto Alegre e eu não tinha a menor idéia!!
Legal, legal. Tô convocando aqui em casa minha companhia já.
[…] Por Daniela. […]
[…] da sessão de sessão da meia-noite de seu mais recente trabalho, A Encarnação do Demônio, no FantasPOA. Infelizmente não pude comparecer e prestigiar o mestre falar e nem tive a oportunidade de ver o […]
[…] Pois bem, trata-se de uma mostra de cinema fantástico. Sim meus caros, ainda no clima de Fantaspoa a cidade quase vizinha da capital dos gaúchos sediará um evento de proporções bem mais modestas […]
[…] está rolando em Porto Alegre um dos melhores eventos da cidade, o Fantaspoa. O Festival de Cinema dedicado ao gênero fantástico já está na quinta edição e já é […]