No ano passado eu cismei com a ideia de usar as férias de verão para ficar em casa lendo o clássico Os Miseráveis, de Victor Hugo. Tinha até um nome para o projeto: Não me Verão, afinal de contas eu imaginava horas em casa lendo em pleno verão (coisa que eu adoro) e meu sumiço da vida social, mas acho que isso é um exagero. O ano começou e eu não comecei a ler imediatamente, e então eu descobri que a Francine do blog Livro & Café, em conjunto com a Jennifer, do blog Subindo no Telhado, estão organizando uma leitura coletiva do livro.
Resolvi participar, mesmo atrasada duas semanas no cronograma, e comecei hoje (16/01) a ler e já estou achando incrível – e até acho que vou conseguir alcançar as 450 páginas de meta para o próximo final de semana, pois a leitura é bastante tranquila e fluida.
Como funciona a leitura coletiva?
“A Leitura Coletiva funciona assim: a partir de um cronograma de leitura, pessoas espalhadas por este Brasil estarão lendo o mesmo livro que você e, por meio da hashtag “#LendoOsMiseráveis”, será possível acompanhar a leitura de todos“. [Fonte: aqui]
“Para participar: basta ter o livro e se organizar para acompanhar a galera“. [Fonte: aqui]
As meninas que estão organizando o projeto criaram um evento no facebook e ainda por cima criaram e disponibilizaram uma tabelinha com a divisão da leitura em 150 páginas por semana e os respectivos capítulos que supostamente elas englobam. Eu separei os dois volumes da minha edição da Cosac Naify de acordo com a tabela, mas percebi que as páginas que elas indicam não correspondem aos capítulos relacionados, então eu fui indo primeiro pelo número de páginas e depois pelo fim dos capítulos para não terminar na metade.
Estou bastante ansiosa, adorando o pouco que já li e querendo muito alcançar os outros participantes do projeto para participar das discussões.
E você, já leu Os Miseráveis? Quer ler? Está lendo? Gostou do projeto? Conta aí nos comentários.
Achei muito legal a proposta e quero ler esse livro desde os tempos da faculdade (nunca achava o primeiro volume na biblioteca…). Será que encaro, apesar do atraso? Pensando…
Eu estou adorando. É um pouco intimidador pela quantidade de páginas, mas acho que vale super a pena.