Cotidiano

Sobre a arte de economizar

Recentemente falei sobre como preciso mudar minha vida para me sentir melhor. Pensei em alguns pequenos projetos para ajudar. O primeiro deles, que no momento parece ser fundamental para colocar muita coisa nos eixos, é um projeto financeiro. Dando um jeito na bagunça que é minha vida financeira tenho a impressão que outras metas ficarão mais fáceis. Não que elas serão fáceis, mas estarão um pouco mais ao alcance.

Para isso, preciso aprender a lidar com minhas finanças, economizar dinheiro, fazer uma poupança para poder ter minha independência financeira e começar a alçar vôos mais longos. Então pensei em algumas metas possíveis para esse primeiro projeto pessoal, e é só o começo. Mas vou confessar, não vai ser fácil não. Persistência e perseverança não são palavras fáceis de adicionar no vocabulário de alguém que nunca teve muita motivação. Confiança em si é fundamental para que as metas sejam alcançadas e confesso que careço de uma boa dose de confiança.

Vamos lá:

Meta 1

Até dezembro de 2015 eu pretendo não comprar. Simplesmente isso. Chega de passar  em frente a uma vitrine e comprar só porque achei bonito ou estava em liquidação. Tenho ruas o suficiente, maquiagem o suficiente, mais livros do que conseguirei ler até o final do ano, materiais de desenho e pintura que ainda nem usei. Então, nada de comprar!

Meta 2

Quitar minhas dívidas. TODAS! Quero estar zerada até fevereiro do ano que vem. Para isso, terei de controlar o dinheiro que entra, e como não vou comprar, todo o dinheiro que entrar terá destino certo: pagar o que já devo. Quero dizer, quase todo o dinheiro que entrar. Calma, não estou trapaceando não.

Meta 3

Fazer uma poupança. Estou passando por uma fase bem complicada da minha vida, que é assunto para outro post, quem sabe. Por isso, uma quase meta é ter um lugar para morar até o final do ano. Para que isso aconteça, preciso ter uma graninha guardada para eventuais gastos. Além disso, é claro, viajar é preciso e nunca se sabe qual vai ser o próximo destino, por isso é sempre bom ter um dinheiro guardado.

Meta 4

Criar uma planilha de gastos, pois mesmo não comprando nada existem gastos como passagem, alimentação, moradia e etc. E para controlar tenho que organizar. Então uma planilha de gastos e anotar tudinho, até os R$ 0,05 centavos que não voltaram de troco na passagem, se torna necessário.

Meta 5

Um bazar. Isso mesmo. Estou separando roupas, calçados, acessórios, maquiagens, perfumes, livros, DVDs, CDs, etc. Coisas que não uso mais, que estão em bom estado (algumas nunca foram usadas) e que podem fazer outra pessoa feliz e me ajudar a juntar uma graninha. Só falta decidir se farei um bazar tipo garage sale ou um criarei uma lojinha virtual

Então é isso, essas são as minhas metas até dezembro de 2015. Parece pouca coisa, mas não é. Se eu conseguir cumpri-las estarei um pouco mais perto das tão sonhadas mudanças. Então se você tiver alguma sugestão para me ajudar com esse projetinho #EconomizaDani (inclusive uma hashtag melhor) a caixa de comentários está aberta e te esperando. 😉

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carol
13 de setembro de 2015 1:11 pm

Olá Dani,
Boa sorte no seu projeto!
Persista que você verá como depois de um tempo passa a ser natural e libertador. 😉
Eu uso planilha desde muito nova, mas existem muitos aplicativos bons para gestão de finanças pessoais que facilitam pois vc pode lançar os gastos na mesma hora que eles acontecem (sem desculpa de que esqueceu).
Bjos

Julia
21 de janeiro de 2017 10:46 pm

Adorei Lindona belo artigo adorei mesmo !

Debora
24 de setembro de 2018 9:22 pm

economizar é uma arte mesmo e muito gratificante seus frutos são importantes

4
0
Would love your thoughts, please comment.x