Assistindo

Tropa de Elite ganha prêmio na Alemanha

Tropa de Elite ter ganho o aclamado Festival de Berlin é um bom acontecimento para o cinema nacional. No entanto, mesmo que Costa Gravas não pense o mesmo (afinal ele estava no júri que premeou o fenômeno cinematográfico brasileiro), tenho dúvidas sobre a qualidade do filme. O padrão técnico é muito bom, os atores também, a direção é boa, mas para mim não é só isso que faz um bom filme. Acredito que a ambiguidade que ele deixa escapar pode prejudicar muitos expectadores, se é que já não o fez. Me preocupa a facilidade com que muitos exaltam a violência e o BOPE depois de verem o filme.

Na minha modesta opinião outros filmes muito melhores estavam concorrendo. Mas como o Festival gosta de uma polêmica ficava um pouco óbvia a vitória do azarão.

Minhas opiniões se baseiam não em um conhecimento aprofundado da sétima arte, mas em comparações com películas já vistas durante minha vida. E uma conclusão a que chego é que Tropa de Elite não pode ser enquadrado ao lado de obras de grandes mestres como o próprio Costa Gravas, mas não deixa de cumprir seu papel e trazer a tona uma realidade dura, amarga, ríspida e cruel.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Deixe seu comentário

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Barreto
João Barreto
18 de fevereiro de 2008 12:44 pm

oi, flor! tu assistiu o Onibus 174? caso não, assiste. acho que é importante para entender o projeto do Padilha no qual está inscrito o Tropa de Elite 😉

bjões!

Daniela
Reply to  João Barreto
18 de fevereiro de 2008 1:20 pm

Poisé, eu assisti o Ônibus 174 e realemtne achei muito melhor que o Tropa de Elite. Claro, ligado a isso tem muitas questões subjetivas, de gosto pessoal. O que me refiro quando digo que o Tropa não é um bom filme para mim está mais ligadoa comparação. Comparo ele a um sucesso hollywoodiano com muitos tiros, sangue e violência e que ambos consideraríamos terrível e de péssimo gosto e não consigo ver muita diferença. Mesmo que retrate a realidade. Não sei se consigo me fazer entender. E quando comparo com filmes considerados obras-primas o Tropa fica devendo e muito. Aí depende do ângulo da crítica. Se falarmos em cinema arte (todo cinema é arte, mas tu entende o que quero dizer) o Tropa de Elite não se enquadra. Agora, se falarmos em um cinema realidade, o projeto todo do Padilha não fica devendo em nada. Mas não é meu tipo de filme, fico com a primeira opção.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x