Sou do tipo que tem coceira no pé, não posso ficar muito tempo em um lugar só que a coceira começa. Viajar é indispensável. Na maior parte das vezes viajar é difícil devido ao grande empecilho financeiro, mas sempre que posso eu ponho o pé na estrada.
E, às vezes, a viajem rende mais de um lugar. Foi assim com o retorno de São Paulo. Nem bem chegamos em casa já estávamos arrumando as malas para embarcar rumo a São Chico (apelido carinhoso para São Francisco de Paula), uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Foi apenas um fim de semana, mas muito bom.
São Chico não pareceu ter muito a oferecer quando se fala da cidade em si, ou nós que não tivemos tempo pra conhecê-la melhor (uma possibilidade bem grande, visto que dois dias é sempre muito pouco). A parte urbanizada é bem pequena, mas ainda assim guarda pequenos tesouros, como a Livraria Miragem e os restaurantes – dos quais almoçamos em apenas um, uma casa de massas com jeitinho de casa antiga e com comida excelente. Típica cidade pequena, o cento é uma avenida e a cidade cresce em torno.
O mais bacana de São Chico é o interior, a natureza. Realmente muito lindo, cheio de campos e araucárias. Não tivemos oportunidade de explorar tudo que a cidade tem para oferecer, mas tivemos uma experiência encantadora com a natureza local. Ficamos afastados da área urbana e pudemos contemplar as belezas rurais, aproveitar o frio e ler lagarteando debaixo de uma árvore. Deixando o tempo passar sem preocupação. Coisas que só a vida no campo pode oferecer. Me senti dentro de O Continente, com o vento batendo no rosto e admirando a paisagem campestre como as personagens de Veríssimo.
Que coisa linda essa livraria! Vontade de ficar muito tempo lá dentro!!!
Dá mesmo. Ela é cheia de locais bacanas para explorar e ótimos livros à venda.
[…] São Francisco de Paula […]
[…] quero voltar e explorar ainda mais esse país tão lindo). Fui para o Rio de Janeiro. Mostardas, São Francisco de Paula, Floripa. E finalmente tive a oportunidade de passar 20 dias maravilhosos explorando o Peru (outra […]