Onde eu deveria estar? Em Curitiba, no Tim Festival. Prestigiando Björk. E de quebra curtindo The Killers e Arctic Monkeys. Mas o dinheiro faltou, a carona falhou e a troca de dias no trampo não rolou. Óh vida, óh céus, óh azar! Uma palinha de Björk na edição do Tim Festival no Rio de Janeiro:
Arquivos para outubro 2007
Feira do Livro? A polêmica!
Na sexta-feira, 26 de outubro de 2007, teve início a 53ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Uma grande feira de livros à venda com os mesmo descontos dados em qualquer promoção de qualquer livraria! Acho o evento cultural válido como patrimônio Cultural da cidade. No entanto a verdadeira função social está apagada (se é que algum dia ela esteve ali). É de praxe ir até a Praça da Alfândega nos meses de Outubro e Novembro visitar as centenas de banquinhas e participar das muitas atividades oferecidas para o público. Mas a cultura do livro em Porto Alegre, ao contrário do que possa parecer, não existe (ou ainda é bastante fraca). Na contramão da feira as pessoas passam pela praça em mais um evento, sem se dar conta do que aquilo realmente representa. Vender livros é o maior objetivo da feira e é exatamente nisso que eu discordo do evento. Cultivar a cultura do livro é muito mais importante do…
Sou apaixonada por um tal de Moleskine
Um caderninho caro, com capa de couro, folhas especiais e de um glamour incomparável: esse é o tal do moleskine. Pelo mundo estão espalhados milhares de admiradores desse item tão charmoso. Centenas de comunidades são dedicadas a ele e o Alessandro Martins encontrou um blog totalmente dedicado aos rabiscos, rascunhos, desenhos, pinturas e intervenções das mais variadas que os donos mais criativos agregam ao caderninho, o Moleskine Project. Também no youtube é possível encontrar centenas de vídeos relacionados ao legendário moleskine além de vídeos de artistas mostrando os trabalhos que fazem em seus moleskines, página por página. A seguir o moleskine da artista Celia Squire e seus desenhos maravilhosos. Também vou compartilhar, aos poucos, os desenhos do meu caderninho (que já está no fim). Alguns deles eu já coloquei no meu flickr e no meu fotolog, e posteriormente vou “copiar” a idéia do vídeo também.
encaixotando…
para dividir o CEP.
Redescobrindo Galeano
Nas leituras de adolescência ele sempre esteve lá, presente. Denunciando, cúmplice dos meus anseios, desejos, rebeldias. Passou por tanto tempo engavetado, em um cantinho escondido do meu subconsciente. E com uma leitura, pequena leitura, de um pequeno parágrafo ele pula para fora da gaveta, aponta para os neurônios, cutuca e faz a maravilha das sinapses acontecer. Agradeço a Eduardo Galeano por muitas coisas. Agora é hora de retomar, reler, relembrar. Sussurrar ao pé do ouvido as frases cortantes de seus textos. Galeano de alma castelhana, forte, aguerrido e bravo. Peleador das palavras. Me encontro com as janelas da alma escancaradas para receber suas frases. Com o coração aceso, pronto para receber os golpes de sua ironia. A alma cultivada para receber as sementes das suas provocações.
Meme Literária
A Vica quem me indicou. Regras: Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure); Abra-o na página 161; Procurar a 5ª frase, completa; Postar essa frase em seu blog; Não escolher a melhor frase nem o melhor livro; Repassar para outros 5 blogs. “Preferiam acreditar em Bob Johnson, o corretor de seguros, que tinha passado a tarde inteira reunido com o sr. Clutter no gabinete deste e tinha “certeza absoluta” de que, das duas às seis e dez, tinha sido o único visitante de Herb.” (CAPOTE, Truman. A Sangue Frio) Indico o Alessandro Martins, o Vertov, o Fabiano, o João e o Diego.




