Gota D’água é uma releitura da Tragédia Grega de Eurípedes escrita por Paulo Pontes e Chico Buarque durante a Ditadura Militar no Brasil. A tragédia de Chico e Paulo sai da Grécia e chega nos morros cariocas. É a história de Joana e Jasão. E da vizinhança da Vila do Meio-Dia. Jasão trocou Joana para casar-se com Alma, filha do rico Creonte. A história se desenrola aos moldes do original grego, mas ambientado no Rio de Janeiro e ganhando contornos modernos, personagens novos e novas motivações. Joana sente-se traída, grita, chora, faz o diabo. Mas Joana não é Medéia, e no Rio ela é macumbeira. Promete desgraçar a vida de Jasão, de Alma e de Creonte, que não só é o pai de Alma como construiu o conjunto habitacional popular onde Joana e seus vizinhos moram e cobra preços absurdos pelas casas. Cada uma já pagou o preço inicial, mas os juros mais do que dobraram o valor do imóvel….
Arquivos para junho 2011
Praticamente Inofensiva, de Douglas Adams
O último livro da trilogia de quatro que na verdade são cinco livros, Praticamente Inofensiva é considerado por alguns um livro que não faz parte da coleção de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, apenas conta uma história com os mesmos personagens. Até entendo um pouco o porque disso, pois o livro aparentemente não tem conexão entre seu início e o final do quarto livro. Mas eu o considero sim parte da trilogia esquizofrênica. Por quê? Ora, pois, é um livro totalmente louco que explora nada mais nada menos do que universos paralelos. Alguns personagens são deixados de lado, como Zaphod Beeblebrox e Marvin (que morreu no final do quarto livro), mas em compensação temos duas Trillians, Ford, um Arthur Dent que virou fazedor de sanduíche, uma filha e um novo guia. Uma das dimensões é a da Trillian que não foi com Zaphod viajar pelo espaço e ficou na Terra se lamentando por tudo o que poderia conhecer…
Calabar – o elogio da traição
Calabar – o elogio da traição foi escrita no início dos anos 70 e foi liberada para ser encenada apenas muitos anos depois. Em 1973 Chico Buarque e Ruy Guerra procuram Fernando Peixoto para encenar a peça que eles acabaram de escrever. Muitas tentativas e ensaios depois, a peça só foi liberada (ou anistiado, como diz o próprio Fernando no texto de abertura da peça) pela censura em 1980. Um texto que foi escrito durante um ano, passou por muitas revisões, recomeços e pesquisas. Por se tratar de um tema histórico – a guerra entre Holandeses e Portugueses no Nordeste brasileiro no século XVII – os autores careciam de muito trabalho de investigação histórica. E um diferencial importante foi o trabalho de parceria, Chico e Ruy escreveram e pesquisaram juntos. No entanto, mesmo se tratando de um texto que toca em um tema histórico, ele não se pretende uma reconstituição minuciosa de um acontecimento histórico. A História é utilizada como…
Mr. Postman #18
Bem vind@ ao Mr. Postman! Esse é um meme criado pela Kristi, do The Story Siren, no qual mostrarei tudo o que recebi, comprei ou ganhei durante a semana. Mais uma vez peço desculpas pela correria no vídeo. Mesmo assim, espero que gostem. Deixe seu comentário, será sempre bem vindo. Link Direto
Mr. Postman #17
Bem vind@ ao Mr. Postman! Esse é um meme criado pela Kristi, do The Story Siren, no qual mostrarei tudo o que recebi, comprei ou ganhei durante a semana. Mais um Mr. Postman, depois de um certo tempo sem fazer vídeo. Tudo anda tão corrido. E já peço desculpas pela correria no vídeo, tudo ficou muito rápido, mas o tempo anda escasso com a nova graduação, estágio e otras cositas más… Espero que gostem do vídeo. Deixe seu comentário, é sempre bem vindo. Link Direto
Meet Starbuck.
Meet Starbuck. Originally uploaded by clandestini. Depois de muitos anos sem a Fubá, minha linda siamesa que faleceu e deixou um buraquinho no meu coração, finalmente adotei uma gatinha linda! Hoje de manhã convenci o @cavalca a ir na ferinha de adoções de São Leopoldo e me apaixonei de cara por essa felina, fêmea, três pelos. Preenchi a papelada – que é pouca coisa – comprei ração, areia, caixinha, e tenho muito amor pra dar. Batizamos essa bolinha de pelos de Starbuck, uma das minhas personagens favoritas de Battlestar Galactica. Agora é cuidar com amor e responsabilidade e babar muito, porque ela é linda!




