Internet +,  Livros e a biblioteca

Acesso gratuito pela rede mundial de computadores ao Clássico de Cervantes

O Brasil, mais precisamente os órgãos responsáveis pelo fomento, divulgação e financiamento da cultura do país poderiam espelhar-se na atitude do governo de Aragão, na Espanha. São eles os responsáveis por gravar, editar e distribuir toda a obra Don Quixote de forma gratuita em formato mp3. Uma obra clássica cujo título original completo era El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha, com sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605. O livro é um dos primeiros das línguas européias modernas e é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola. Com isso é possível fazer download dos 52 capítulos da primeira parte e os 74 da segunda através e escutar a obra completa em espanhol no próprio computador.

Essa atitude tem o claro objetivo de difundir a cultura e a produção espanhola. O projeto está na contramão da massificação produzida pelo “modo de vida americano” (American Way of Life) largamente difundido desde a década de 1950. A obra prima está cercada de inúmeras possíveis leituras, que dão luz a campos de estudo na historia, na política, na literatura, na sociologia. As possibilidades de entendimento da conjuntura e das ironias a múltiplos comportamentos e figuras representativas de seu tempo são inesgotáveis. Exatamente o oposto da McDonaldização do mundo onde tudo obrigatoriamente precisa seguir um padrão e estar encaixado em determinado grupo de compreensão pré-estabelecido.

No Brasil é possível também adquirir esta obra, em português e gratuitamente no formato Pdf. Não posso deixar de citar a melhor iniciativa por parte destes órgãos financiadores acima citados, o Domínio Público. Além do clássico de Cervantes é possível baixar textos de Shakespeare e Fernando Pessoa. Uma boa iniciativa, não se pode negar. E como o próprio nome já diz, todas as obras que compõem o acervo são de domínio público, portanto de livre reprodução (desde que citada autoria, é claro).

São iniciativas como essas que me deixam mais esperançosa em relação ao acesso à cultura. Claro que não é aconselhável esperar que elas sejam reincidentes, porque a tendência é oposta e a necessidade é nossa.

*Texto meu, publicado originalmente no Estratégia e Análise.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Meyviu
19 de maio de 2008 2:14 pm

No domínio público também tem pinturas, inúmeras, de Van Goghs a Da Vinci´s.

MaH
MaH
19 de maio de 2008 2:14 pm

Dani, acho que essas iniciativas são super válidas e vc divulgá-las aqui tbm é uma forma de contribuição =) Mas acho que também falta um pouco de interesse por parte das pessoas de quererem ter mais acesso a cultura…

Bjinhos

A.
A.
20 de maio de 2008 11:52 am

adorei a dica.

já tou baixando os capítulos del hidalgo.

Links & Sites
22 de maio de 2008 8:53 am

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! – Só Sites Premiados –
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:
” CANAL 3 ” => Blog => Letra T

http://www.lksites.com/blog

– Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética –

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

* Aproveite e insira também nossa “Janelinha” no seu Site.
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!

Um abraço,
Dário Dutra
– Webmaster –

http://www.lksites.com/
…………………………………………………………..

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x