Livros e a biblioteca,  Sora Dani

Da série Raí­zes do Brasil

“Estereotipadas por longos anos de vida rural, a mentalidade da casa-grande invadiu assim as cidades e conquistou todas as profissões sem exclusão das mais humildes.” (HOLANDA, Sérgio Buarque. Raí­zes do Brasil, p. 55-56).

Raí­zes do Brasil é um pequeno livro de mais ou menos 150 páginas, depende da edição que o leitor escolhe, e não serve para uma leitura descompromissada. É o tipo de livro que necessita de uma leitura lenta, saboreada, para que todos os fios e teias de argumentos não se percam, e a magnitude das palavras de Sérgio Buarque de Holanda não confundam a cabeça de um leitor desavisado.

Raí­zes do Brasil trata de entender um processo de transição sociopolí­tica que Sérgio Buarque presenciava, onde pretendia identificar o passado a ser superado para entender qual seria nosso futuro histórico contido no presente.

O livro não é uma narrativa de fatos ou sequência de eventos, é uma tentativa de reconstruir os fragmentos das várias formas de vida social , dessas instituições e mentalidades que tiveram suas origens no passado e que ainda eram parte da identidade nacional a ser superada.

O autor queria reconstruir a identidade brasileira tradicional enquanto um dos pilares de tensão do presente. Assim, a identidade brasileira está em devir, em processo de construção e também era problemática e fraturada. E em cada momento dessa construção a sociedade não deixa de ser portadora de ambiguidades, de ser nova, fruto da colonização europeia, mas que não se amolda a sua herança. Em cada capí­tulo do livro ele identifica os pilares desse devir e tenta reconstituí­-los.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
diana
diana
9 de agosto de 2006 3:14 pm

adorei seu blog… boa iniciativa e texto ótimo também… apesar de eu ser uma burrinha e não ter entendido muito bem… mas isso é coisa de quem ainda tá no segundo grau…

bjos

Last edited 1 mês atrás by Daniela
Rayana
Rayana
9 de agosto de 2006 9:31 pm

Tu devia fazer jornalismo, fico lendo e aparece uma vontade de conhecer as coisas que você retrata. Faz história? eu to pensando em fazer, não sei ainda. me diz como é o curso. haha
beijo

Last edited 1 mês atrás by Daniela
bi
bi
10 de agosto de 2006 12:11 am

Adorei teu blog e teus textos são muito afude.

Bem que tu podia passar lá em casa pra me dar umas dicas de como mexer com o meu.

Bjinhos.

Last edited 1 mês atrás by Daniela
Rayana
Rayana
10 de agosto de 2006 8:26 pm

haha você fala isso pq não viu o tamanho da piscina. ta mais pra um tanque de lavar roupas. mas se for pra não cansar as pernas, ta valendo.
e eu sempre fico por última em tudo relacionado à esportes. É lindo.

beijo

Last edited 1 mês atrás by Daniela
Bru
Bru
11 de agosto de 2006 2:07 am

nossa que show este blog x)))))))))

Aline
Aline
11 de agosto de 2006 2:40 pm

Livro assim devem ser lidos com parcimônia, sim! Mas são os melhores, enriquecem a alma e a mente.

Last edited 1 mês atrás by Daniela
iara
11 de agosto de 2006 3:07 pm

que interessante, dani!
procurarei saber mais sobre o livro 🙂

outra coisa, você se cadatrou no fórum do sinopse, não? vi a sua apresentação, mas tenho a impressão de que você sumiu depois disso xD eu também participo, gosto bastante do fórum. meu username é ‘iara’ mesmo 😉

beijo

ps: ainda não tinha visto o layout, útima mensagem! ^^

Last edited 1 mês atrás by Daniela
trackback
27 de setembro de 2020 10:48 am

[…] Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda (resenha) […]

8
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x