Lendo

Harry Potter completa 30 anos

Muitos continuam chamando Harry Potter de bruxinho: o bruxinho mais famosos do cinema, da literatura, etc. Mas a verdade é que hoje o “bruxinho” completa 30 anos de vida.

Harry Potter nasceu no dia 31 de Julho de 1980 e a história dos sete livros da saga se passa ao longo de sete anos, um para cada livro.  Ou seja,  desavisados de plantão (que são muitos, basta ver quanta gente acha que “o ator já está velho para interpretar o bruxinho”) Harry Potter não é mais um bruxinho, e deixou de ser muito antes de a saga acabar. Ele entrou para Hogwarts em 1991 com 1o para 11 anos (primeiro livro, lançado em 1997) e no último livro ele já está com 17 anos.

O protagonista cresce ao longo da história, seja em idade quanto em maturidade, aprendendo com tudo que o mundo da magia o revelou. Junto com ele os livros crescem, amadurecem acompanhando a personagem em sua trajetória, melhorando a cada publicação.

Tenho de confessar (como já fiz aqui no blog) que até muito pouco tempo atrás eu tinha grande preconceito em relação às obras de J. K. Rowling. Achava que eram caça-níqueis sem conteúdo. Estava redondamente enganada. Ganhei os livros de presente e devorei tudo em menos de dois meses. Fiquei encantada com os personagens, com as histórias e com os filmes também.

Não posso dizer que os livros de J. K. Rowling foram responsáveis pelo hábito e gosto pela leitura, pois esses eu já tinha desde pequena. No entanto acredito que eles possam ascender a vontade de viajar pelas páginas de outros livros para quem não tem costume de se aventurar pela literatura. Alguns pensam o contrário. Essa polêmica é antiga e reascendeu agora com a saga Crepúsculo (que não li e tenho certas restrições ao gênero). Formar leitores é um desafio e recomendo a leitura do texto de Luis Eduardo Matta no Digestivo Cultural onde ele aborda de forma interessantíssima o assunto.

Ao ler Harry Potter eu não estava entrando em um gênero desconhecido para mim, pelo contrário, já era fã da literatura de fantasia. Exatamente por isso eu aceitei dar uma chance à saga. E não me arrependo. Fico feliz de ter lido e de ter virado fã. Espero poder reler os livros logo, mas não deixo de ler outras coisas por isso.

Feliz aniversário Harry.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
1 de agosto de 2010 10:55 pm

[…] This post was mentioned on Twitter by SBS, Dani Soares. Dani Soares said: #trecosetrapos Harry Potter completa 30 anos http://migre.me/11yuW […]

Maurício Kanno
5 de agosto de 2010 3:28 am

caramba, nao sabia que já fazia tanto tempo assim q harry potter começou! caramba! uma saga que já tem mta historia mesmo! mas talvez tenha demorado pro livro fazer sucesso pelo mundo e brasil entoa, né?
olha, vou te contar tb que eu nao achava q valia a pena ler antes, até pq eu sempre fujo de modinha. mas a minha irmã caçula tinha comprado quase todos, até o penúltimo… e então eu li tudo de uma vez, uau, como foi uma leitura mega-rápida! falta só eu ler o último agora…
os filmes eu tb adorei, inclusive a linda trilha sonora! tenho até o MP3 pra ficar ouvindo… tantantan, tantantan, tarararara… vushh!

Daniela
Reply to  Maurício Kanno
5 de agosto de 2010 11:55 am

Oi Mauricio.
Obrigada pelo comentário. E Harry Potter foi uma das minhas melhores surpresas literárias.
Quanto ao tempo de Harry Potter: A saga começou em 1997 com o lançamento do primeiro livro, o personagem é que completaria 30 anos. Na cronologia da série ele nasce em 1980.
Abraços e volte sempre.

Lynell
5 de agosto de 2016 3:56 pm

Begun, the great internet ediuotcan has.

beanfun.com
9 de outubro de 2016 11:00 pm

Nina, I love these (especially about following fellow writers back–so off-putting when someone has a zillion followers but only follows a handful of people) and wish I would have read them when I joined Twitter last year.

http://www./
15 de novembro de 2016 10:49 pm

on thanks for the tips bro..menda ni sesuai kalau ada kaki korek ja..kalau yang jenis biasa-biasa, tak payah risau sangat la..hidden folder dah cukup kot..keke.-= azizuan´s last blog .. =-.

autoversicherung türkei
2 de fevereiro de 2017 1:32 pm

Dr. Osmar, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo profissional, pessoa e comentários, quase sempre certeiros, apesar de corintiano.Mas quero saber sobre o que tem de verdade sobre o Luxemburgo já estar acertado como o São Paulo e o que o sr. acha da vinda deste treinador para o tricolor paulista?

7
0
Would love your thoughts, please comment.x