Cotidiano

Mais teatro, Brasil!

O teatro é uma das artes mais antigas da humanidade. Infelizmente ela é hoje quase exclusividade das classes mais abastadas da sociedade, e isso não é porque os atores ou produtores culturais estão apenas interessados em dinheiro, muito pelo contrário, existem milhares de iniciativas espalhadas pelo país que visam democratizar o acesso à cultura e aí está inserido também o teatro.

Mas existe essa palavrinha mágica: acesso. A maioria das pessoas, de cidades pequenas, de pouco poder aquisitivo e sem o hábito de frequentar teatros, não tem acesso a arte dos palcos. E o acesso não diz respeito apenas ao valor dos ingressos para assistir espetáculos. É claro que o valor desses ingressos, na grande maioria das vezes, não condizem com a situação financeira da maioria da população brasileira. Entretanto, um dos motivos que mais pesa para que muitas pessoas que desejam assistir espetáculos teatrais não o façam é a falta de salas destinadas a esse propósito nas cidades em que vivem.

As salas de teatro estão concentradas nas regiões centrais, capitais e grandes cidades. Quem mora em regiões metropolitanas está, por vezes, muito distante dos locais destinados a cultura e perdem diversas oportunidades justamente pela distância e por depender do transporte público para se deslocar – e retorno acaba por ficar prejudicado, pois linhas intermunicipais tendem a ter horários reduzidos à noite.

Esse é justamente o meu caso. Moro na região metropolitana de Porto Alegre e se um espetáculo termina depois de uma certa hora não tenho como voltar pra casa (isso e é claro o valor absurdo dos ingressos de muitos espetáculos que vem pra cá). Já frequentei muito mais as salas de espetáculo, hoje fico a desejar. Iria muito mais ao teatro se na minha cidade houvesse um Teatro. Minha cidade tem mais de cem mil habitantes e nenhuma sala de espetáculos. Nem pública, nem privada.

Como muitas pessoas passam por situações semelhantes em todo o Brasil a Cennarium, empresa que transmite teatro via web, investiu em uma iniciativa mais do que bacana, a campanha “Mais Teatro, Brasil” que visa reunir assinaturas para o projeto de lei de incentivo popular que obrigue todo município com mais de 25 mil habitantes a receber um teatro com estrutura mínima para 250 espectadores.

Para saber mais leia o manifesto da campanha e se você também concordar que o teatro é nosso e o Brasil precisa de mais teatro, assine!

Qual a missão e o objetivo da campanha? Leia um trecho do manifesto e entenda:

Missão:
A Campanha é um grande manifesto nacional que tem como missão fundamental a inclusão sociocultural, educacional e digital, incentivando e disseminando arte, cultura e entretenimento de Norte a Sul do Brasil, tendo como base fundamental o Teatro!

Objetivo da Campanha:

Colher o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um “Centro Integrado de Cultura” em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.
A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura – em sua imensa maioria restritas ao eixo Rio – São Paulo –, passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como é a cultura!

Essa campanha é fundamental para alertar os governos e até mesmo a população para uma das áreas mais esquecidas no país, a cultura. Se um projeto como esse virar lei eu terei um centro integrado de cultura na minha cidade e todas as pessoas que moram em cidades menores que a minha também.

Vale ressaltar que um espaço físico destinado a cultura não é o único lugar onde se faz cultura. A cultura é tudo aquilo que a comunidade produz e existe o teatro de rua, que se pretende um teatro acessível a todos e que possa ser feito em qualquer lugar, no entanto a necessidade de um espaço específico é inegável.

Mais Teatro, Brasil!
Faça a diferença, porque, afinal: O Teatro é Nosso!
Dou a Maior Força!
E você?

Este texto faz parte da Blogagem Coletiva Mais Teatro Brasil promovida pelos blogueiros e twitteiros @samegui @maxreinert @alessandro_m e @lilianeferrari.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
26 de abril de 2010 11:56 am

[…] Trecos e trapos: Mais teatro, Brasil […]

Leonardo Pastor
26 de abril de 2010 4:30 pm

Olá, Daniela.
Ótimo também seu post.
Tenho lido seu blog, por sinal. Apenas nunca mais havia comentado.
Abraço!

Josafá Crisóstomo
26 de abril de 2010 7:50 pm

Fiquei tão contente em saber que participam da iniciativa da blogagem coletiva pessoas que de verdade vivem o problema que essa campanha pretende buscar resolver! Oxalá consigamos muitas assinaturas, não é mesmo? ;-D
abs

tauane
tauane
27 de maio de 2010 7:26 pm

ola gostaria de saber se teatro e feito em qualquer lugar?

trackback
12 de março de 2012 8:45 am

[…] Trecos e trapos: Mais teatro, Brasil […]

5
0
Would love your thoughts, please comment.x