Lendo

Nosso caráter temporário.

Faz umas duas semanas, eu terminei de ler um livro muito bom: Do Mar ao Deserto – A Evolução do Rio Grande do Sul no tempo Geológico, do professor Michael Holtz da UFRGS. é um livro de divulgação do curso de Geologia. Ele narra a história da Geologia, a formação da terra, as teorias em voga e as já “ultrapassadas”, mostra como o RS se tornou o que é hoje, de maneira agradável, fácil e a leitura é prazerosa. Mesmo sendo para leigos e não leigos, o livro tem uma preocupação com o caráter acadêmico, sempre citando fontes e aplicando conceitos. Gostei em especial do último capí­tulo, todos são bons, mas o último é maravilhoso. Neste capítulo ele fala suas conclusões acerca da história geológica de nosso estado e coloca algumas questões para reflexão que são muito pertinentes:

Ao longo da marcha evolutiva surgiu um ramo de animais que hoje chamamos de gênero ‘homo’, que se diferencia dos demais animais pela fala bem desenvolvida e pelo emprego de seu intelecto no empenho de auto destruição. (pág.: 139)

Cabe ressaltar que o curso que estamos tomando para atingir a evolução tecnológica está nos destruindo, e ainda mais, destruindo a natureza, e sem ela podemos até inventar a fórmula da vida que não nos será útil para nada.

Somos um produto casual e temporário da evolução e temos a obrigação de entender e de respeitar este fato, para não julgar a espécie humana como algo superior ou especial na construção do edifí­cio da vida. (pág.: 141)

Segundo o autor, os mamí­feros surgiram insignificantemente dentre os dinossauros e por muitos anos foi obrigado a viver em tocas no subsolo porque os dinossauros dominavam a terra. Foi só com o meteoro que atingiu a terra há 65 milhões de anos que puderam sair e habitar o solo, pois acostumados que eram a ambientes inóspitos, a nuvem de poeira e gazes que tapou o sol e matou toda a vida dos répteis gigantes não os afetou e puderam se expandir, evoluir e chegar nos tempos atuais. Não está longe de uma nova catástrofe (natural ou não), é bom não esquecermos que assim como nós já fomos, outros animais são submetidos a condições pouco propí­cias só esperando o nosso fim para saírem da toca e dominar o mundo. Este posto já foi dos plânctons, dos anfíbios, dos répteis e dos mamí­feros, quem serão os próximos?

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
penguin
7 de dezembro de 2006 3:46 pm

ha raaaaa!!!
um post inteligente !!! eba !!!

geologia…
ciência que estuda a origem e a constituição da Terra.

eu sempre falo isso: “somos produto CASUAL e TEMPORÁRIO na evolução…
o que contrapõe a ideia de seres semelhantes (ou parecidos) em outros planetas. não é???
tal casualidade até poderia ocorrer…
mas no mesmo tempo da nossa ???

me fez pensar, isso é útimo:D
gostei, sempre que possí­vel, darei uma passadinha aqui…
bjos

Last edited 3 anos atrás by Daniela
eric
eric
7 de dezembro de 2006 4:23 pm

Huahsuas, sobre meu post, eu axo que fui alem dos limites, mas eu acho que o meu blog serve pra postar coisas do MEU dia a dia, e as coisas que sinto, de uma forma casual de se ler e não pra contar assuntos que não tem nd a haer comigo so pra que os visitantes gostem e comentem, meu blog não e pra isso, por tanto nao admito que pessoas venham no meu blog e critique meu conteudo, alias blog de uma pessoa, pra mim e pra expor seus sentimentos e nao expor assuntos futeis, e também nao tem cabimento eu ir postar sobre o filme o homem do ano falando que ele e maravilhoso e que eu adoro ver sexo, e tiros nas testas dos coitados

Ahh faça mil favor

eric
eric
7 de dezembro de 2006 5:42 pm

Sem ressentimentos..alias desculpe se eu fui ignorante com vc, vou aprender a lidar com as criticas, nos aprendemos errando não é mesmo, espero q dps de tudo isso nos podessemos ser amigos!

Lola
Lola
7 de dezembro de 2006 6:53 pm

o final do teu psot me ajudou a responder uma questao da prova de bio da ufrgs hehehe falava bem disso, da dominancia dos dinos sobre o homem..bem legal o post 😉
bjoss

Mary
Mary
8 de dezembro de 2006 8:07 pm

Oie,
Bem perturbador..
Eu acho que no fim vai acontecer tudo denovo..
Mas aí o ser humano que vai distruir o proprio planeta..
Quando vemos quantas galáxias, quantos planetas e que existem tantas possibilidades, notamos o quanto somos pequenos nesse infinito.
Agora podemos ver que vida é uma coisa rara e vida inteliigente mais ainda. Mas acredito que exista..

Bjs!!!

Last edited 3 anos atrás by Daniela
Dani Bowie
Dani Bowie
9 de dezembro de 2006 11:06 am

Uau! Interessantí­ssimo esse livro! Vou procurar pra ler nas férias!
Realmente, nós estamos nos auto-destruindo. Bem feito. Coitada da natureza e dos animais. Mas tudo tem um motivo não?

Quem serão os próximos? Quem sabe os insetos? =D

Beijos.

Last edited 3 anos atrás by Daniela
Natz
9 de dezembro de 2006 7:16 pm

Adoro posts informativos!
Apesar de não gostar muito de geologia, gostei do que li!
É triste saber que o homem usa da sua inteligencia para destruir a natureza e a ele próprio… É irônico, ao mesmo tempo que nos julgamos inteligentes, fazemos a burrice de nos auto-destruir.
Não sei quem serão os próximos… Espero que continuemos existindo por um bom tempo! 🙂
Um beijo ;*

Last edited 3 anos atrás by Daniela
7
0
Would love your thoughts, please comment.x