Cotidiano

Projeto #EconomizaDani: atualização

No final de agosto vim aqui para conversar sobre um projeto financeiro que pretendia colocar em prática. O projeto nada mais é do que aprender a economizar, ser menos consumista e praticar consumo consciente. Para isso estabeleci algumas metas. Metas possíveis em um prazo relativamente curto (até o final de dezembro). A ideia é fazer atualizações mensais até lá, ou seja, no final de cada mês – até dezembro – vou postando o que avancei e o que aprendi com cada meta. Essa é, portanto, a primeira de 4 atualizações do projeto.

Meta 1: não comprar

Bem, ficar sem comprar nada, nadinha mesmo, eu não consegui. Mas não comprei nada que não julguei essencial. Então vamos lá. Nesse perto do eu precisei comprar um cabo e um carregador para o iPhone 5s que resolveu não aceitar o cabo anterior. Comprei 5 DVD-R para gravar o trabalho dos alunos e entregar no ato da inscrição de um festival que estávamos participando. No fim que não usei as mídias porque de última hora a organização liberou o envio pelo Google Drive. Além disso, perdi um pen drive e aproveitei a ida na loja de materiais de informática para adquirir um novo.

Meta 2: quitar as dívidas.

Bom, nesse quesito estou indo bem. Quitei todas as parcelas que eu tinha na loja Paquetá (que eram poucas e com valores minúsculos). Estou a caminho de quitar as parcelas da Renner (altíssimas e muitas) e também estou, aos poucos, dando conta do cartão de crédito, a mais alta das dívidas e a que vai demorar mais tempo para quitar. Nesse quesito eu acredito que estou indo bem até agora, pois todo o dinheiro que recebo que não é destinado a gastos fixos está direcionado para este propósito.

Meta 3: fazer uma poupança

Pois é, digamos que economizar dinheiro, juntar dinheiro, reservar uma parte dos ganhos para poupar não é nada fácil. Para tentar resolver esse problema optei por fazer um título de capitalização. Por dois motivos: o primeiro diz respeito ao fato de que uma poupança nem sempre rende bem e nem sempre é confiável, no sentido de que eu posso sacar dinheiro quando eu quiser e se eu não quiser/puder eu não deposito dinheiro nela. Com a capitalização eu sou descontada todo mês direto da minha conta bancária de um valor específico e eu não posso sacar o valor sem perder uma porcentagem por um período determinado em contrato. Quando a capitalização acaba eu recupero todo o valor corrigido e adicionado de 10%. Achei uma solução mais viável para mim no momento, o que não exclui a criação de uma poupança no futuro.

Meta 4: criar uma planilha de gastos

Continuo patinando nessa. Preciso achar um modelo de tabela que me agrade e que se encaixe nas minhas necessidades. A Carol comentou no post em que anunciei as metas sobre a existência de aplicativos para controle de gastos. Mas estou no mesmo ponto que com as tabelas: preciso encontrar um que se encaixe nas minhas necessidades. Estou procurando.

Meta 5: fazer um bazar de usados

A parte de separar tudo que eu quero me desfazer/vender já está feita. Mas a ideia de fazer um bazar na minha casa para as amigas falhou miseravelmente. A ideia agora é fazer um bazar virtual. Ainda não sei se crio uma loja virtual ou posto em alguma já existente, tipo Enjoei ou Olx, ou ainda em um grupo do Facebook. Aceito sugestões.

Então no mês que vem eu volto com mais atualizações. Todo mundo torcendo para dar certo. Não esqueça de comentar e mandar suas boas vibrações. 😉

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Junnior
3 de outubro de 2015 10:08 pm

Estou no mesmo barco que você, preciso aprender a economizar, mas antes preciso quitar tudo para poder me organizar. E nossa como é difícil, nem me considero um consumista maluco, mas é muito complicado juntar dinheiro, mas definitivamente preciso aprender.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x