Assistindo

Rebobine Por Favor (2008)

O tempo do VHS, do vídeo cassete e das locadoras já acabou, mas o charme ainda atrai alguns saudosistas. Eu, por exemplo, ainda guardo meu video cassete e algumas ‘fitas’ aqui em casa. Tem vários títulos, que eu já tenho em outros formatos, mas tenho uma pena de me desfazer deles.

Rebobine Por Favor é um filme sobre uma locadora de VHS já na era do DVD, quase falindo e em um prédio quase condenado à demolição. Escrito e dirigido por Michel Gondry, o mote da história é justamente a tentativa de salvar o lugar. A solução é muito criativa e única e só aparece depois de um fato inesperado.

O personagem de Jack Black, Jerry Gerber, é eletrocutado durante uma tentativa de sabotagem no gerador da cidade (que, segundo ele, irradia microondas responsáveis pelo controle do pensamento das pessoas – uma viagem digna de personagens de Michel Gondry). O personagem ficou magnetizado e ao tocar nas fitas da locadora ele acaba apagando todo o conteúdo.O desespero é total, tanto por parte do eletrocutado quanto por parte de Mike, o encarregado de tomar conta da loja vivido por Mos Def. Uma cliente fiel exige locar ‘Os Caça-Fantasmas‘ e a dupla dinâmica precisa encontrar um jeito de ela ver o filme. A sorte é que a tal cliente é meio bobinha e nunca (isso mesmo, nunca) viu o filme.

A solução é digna de prêmio: eles refilmam. Com as condições que possuem – uma câmera VHS e a própria fita desmagnetizada (e vazia) do filme. E é muito engraçado. Ela não nota, mas o sobrinho sim e acha o máximo. Os tais filmes “suecados” viram mania na cidade.

Um desfecho muito bonito leva à um final emocionante. Michel Gondry é mestre mesmo. Um atitude simples, a princípio até meio sacana (afinal eles tentaram enganar a pobre senhora) se transforma em um elemento que une a comunidade em torno de um elemento comum – as refilmagens e posteriormente da filmagem que eles fazem sobre a vida de um jazzista que faz parte do folclore da cidade.

O filme ainda tem Danny Glover e Mia Farrow dando um show. As cenas refilmadas são hilárias e todo o filme possui um encantamento, um charme do tempo do videocassete. eu fiquei realmente emocionada com o filme, recomendo.

Rebobine Por Favor (Be Kind Rewind; Dir: Michel Gondry; UK/EUA; 2008) ****/*****

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rocky
15 de setembro de 2009 8:47 am

Mesmo eu não tendo muita simpatia com VHS (já soquei um video cassete quando era menor), o filme parece ter uma idéia interessante. Vou assistir na próxima oportunidade =)

trackback
3 de outubro de 2009 11:15 pm

[…] Rebobine Por Favor (Be Kind Rewind; Dir: Michel Gondry; UK/EUA; 2008) […]

trackback
25 de setembro de 2020 2:03 am

[…] Rebobine Por Favor (Be Kind Rewind; Dir: Michel Gondry; UK/EUA; 2008) ****/***** […]

3
0
Would love your thoughts, please comment.x