Muita gente já postou em seus blogs, perfis em redes sociais, compartilhando com amigos e ilustres desconhecidos um pequeno vídeo que é um curta metragem de animação sobre livros criado por William Joyce e Brandon Oldenburg: “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore“. Eu acompanhei em algumas postagens de amigos os elogios sobre o tal filme, mas ainda não tinha assistido. Pura pregiça? Não. Internet lenta? Também não. Aparentemente não teve nenhum motivo para que eu parasse por algum minutos e clicasse no botãzinho em formato de flecha que desencadeia o início do filme no Youtube ou Vimeo. Ainda não sei porque não tinha assistido antes. Só sei que o tal filme foi indicado ao Oscar e nada de eu clicar naquele botão. E o Oscar passou, e o tal curta ganhou o tão famoso prêmio.
Buenas, depois de tanto ler sobre, notícias e elogios, hoje eu finalmente cliquei. Cliquei e durante 15 minutos eu fui transportada para um mundo diferente. Um curta mudo, com uma trilha sonora de encantar e imagens lindas, com uma história enternecedora. Um mundo de Oz dos livros, onde Mr. Morris Lessmore e eu fomos arrebatados por um furacão e depois disso seguimos, não por uma estrada de tijolos amarelos, mas por uma estrada de páginas de livros. Onde o mundo em cores fica preto e branco e só volta a ter cores por conta dos livros. Onde os livros voam e contam histórias e onde eles só sobrevivem se são lidos.
Uma história curtinha (como só poderia ser!, afinal é um curta-metragem) que, no entanto é tão comovente como são todas as grandes histórias. Fiquei muito emocionada com as descobertas desse mundo novo, que de fato é mágico e que existe dentro de cada amante de livros e de boas leituras, de bons textos e momentos inesquecíveis. Os livros proporcionam tanta magia para quem vive entre eles, que uma homenagem dessas é linda e merecida. E o Oscar então, nem se fala. Mais do que merecido. Então chega de falatório e vamos assistir na íntegra esse filme lindo ganhador do Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação:
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”
Não consegue ver? Acesse o vídeo diretamente no Youtube.
Lindo né? Eu já assisti várias vezes, estava na torcida por ele.
estrelinhas coloridas…
@Mi Müller, é uma beleza esse curta. De emocionar mesmo. Também já vi e revi uma porção de vezes. 🙂
Beijos