Assistindo

Doctor Who – 06×06 – The Almost People

Depois do morno The Rebel Flesh, temos um episódio em que muitas coisas acontecem e percebemos a ligação dos acontecimentos com a trama que vem se desenhando desde o primeiro episódio. Como é de prache, ficamos cheios de perguntas e quase nenhuma resposta. O desempenho de Matt Smith é o destaque de um episódio que caracteriza quem e como são os doppelgangers e termina com uma revelação mais do que surpreendente.

Would you like a Jelly Baby?

Para começar temos um duplo do Doutor. Isso mesmo, no final do episódio passado o gancho quase óbvio foi a transformação da carne em uma cópia exata do nosso querido Doutor. E logo nos primeiros momentos da cópia, em que ele precisa estabilizar sua forma, ele começa a dizer frases características de Doutores anteriores. Atrapalhado, ele mistura frases e sente dores no processo de estabilização de seu corpo de cópia do 11º Doutor.

Reverse the jelly baby of the neutron flow. Amy would you like a… Doctor?

Matt Smith coloca, em uma performance excelente, uma sutileza entre os doutores, que são eventualmente o mesmo, jogando com as inseguranças de Amy. Em alguns momentos senti a mesma confusão dela na tentativa de descobrir qual era o original e qual a cópia, O que é simplesmente genial, pois sentimos na pele a problemática do episódio: preconceito, estigmatização e ética. Além disso, é angustiante passar o episódio inteiro tentando descobrir se o doppelganger vai se transformar em vilão.

E o episódio que começa com a nascimento de um novo Doutor deixa transparecer uma possível solução para a morte do Doutor no primeiro episódio: a morte de seu doppelganger. Mas a coisa é muito mais complicada do que parece. E esse não é o único nascimento que presenciaremos, meus caros.

Temos algumas histórias paralelas nesse episódio. A primeira delas é a dos Doutores tentando sair da fábrica vivos diante da ameaça das cópias. Para isso eles planejam coisas mirabolantes. Outra história é a de Rory, que simpatiza com a liderança dos doppelgangers e se deixa enganar por ela. A história dele é muito bacana por duas razões. Primeiro que ele nos guia para os motivos da revolta das cópias, pelos seus sentimento – de querer o estatuto de ser humano – e a revolta pela maneira como vêm sendo tratadas. Segundo porque ele aprende uma lição valiosa: confiar no Doutor acima de tudo! Eu sempre espero muito do Rory, Arthur Darvill tem sido incrível na série, e eu sempre espero por um grande momento dele em todos os episódios. Afinal, ele esperou 2.000 anos do lado de fora da Pandorica por Amy.

A terceira história é o dilema moral colocado na existência dos gangers. Quando Jennifer diz em voz alta “quem são os verdadeiros monstros?” o dilema está posto e qualquer um pode entender. Quer dizer, ali está colocada uma questão importantíssima para entender as motivações dos gangers nesse episódio e no anterior. Além do mais o Doutor, por saber do dilema, deixa claro que a questão não pode estar centrada na vingança, que juntos eles poderiam fazer muito mais. E podemos fazer um paralelo com a maravilhosa e saudosa Battlestar Galacttica e seus cylons. Cleaves lembra a Number Six, manipuladora que acaba seduzida pela simpatia humana – convencida de que a união é melhor. Jennifer lembra Boomer, a boazinha que assume uma missão de vingança que julga justa e acaba indo longe demais. No entanto, é possível perceber certa instabilidade não só na aparência física, mas nas personalidades dos gangers, pois todos, com excessão de Jennifer, mudam de lado com muita facilidade.

Outra história é o conflito de Amy com a existência de uma cópia de seu amado Raggedy Doctor. E o Doutor precisa que ela confie em ambos. Enfim, a trajetória de Amy no episódio leva a uma reviravolta estupenda que explodiu minha cabeça! Descobrimos uma parte do que aconteceu com ela e sua gravidez… Grandes segredos, muitas perguntas e muitas teorias nos aguardam para episódio desse sábado que tem gosto de season finale.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Rocha
8 de junho de 2011 7:39 pm

Daniela passei para conhecer seu blog ele é notº10, show, muito maneiro com excelente conteúdo desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua familía
Um grande abraço e tudo de bom

trackback
6 de setembro de 2020 12:57 pm

[…] sou apaixonada por Doctor Who, e não é de hoje. Tem muitas tentativas de resenha aqui blog para provar. Mas como tanta coisa aconteceu e o blog passou por muitas fases e abandonos, acabei não falando […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x