Livros e a biblioteca

As Aventuras de Biblos – contar histórias para entender e preservar patrimônio

Nos últimos anos vem se discutindo o espaço museal como um espaço de educação não formal e a Educação Patrimonial vem ganhando lugar nas discussões acadêmicas a ponto de fazerem parte dos currículos de cursos superiores. Dentro dessa nova perspectiva o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) propõe atividades educativas para receber grupos de escolares. Uma dessas propostas nos interessa abordar no momento, pois participaram do processo de criação alunos de estágio curricular da disciplina Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em conjunto com um grupo de quatro alunos provenientes desta disciplina eu e Fabiana Nunes da Silva, também estagiária do MUHM, elaboramos um texto de caráter ficcional e infanto-juvenil para compor um livro cujo nome foi escolhido pelo grupo: As Aventuras de Biblos: Aprendendo a preservar. Contamos, para tal, com o auxílio técnico-teórico da Técnica em Biblioteconomia do Museu, Erika Alíbio. O livro aborda de forma lúdica a preservação de livros. Entendendo aqui o livro como um patrimônio histórico, a oficina, que é uma contação de história, visa aproximar as crianças da noção de preservação de patrimônios a partir daquilo que lhe é mais próximo, o livro didático.

IMPORTANTE: este texto foi originalmente escrito para a XV Jornada de Ensino de História e Educação.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sueli bortolin
sueli bortolin
22 de junho de 2009 6:29 am

Gostaria de adquirir o livro –

As Aventuras de Biblos: Aprendendo a preservar, como fazer?

Sueli Bortolin

Simone Echebeste Bandeira
Simone Echebeste Bandeira
10 de agosto de 2009 12:16 pm

Olá! Sou bibliotecaria e trabalho em uma biblioteca escolar. Estive procurando algo a respeito da preservação do livro em um universo infanto-juvenil. E encontrei este trabalho realizado o “Biblos”. Queria adquirí-lo. Pesquisei para comprar, mas percebo que o meio´seria este para conseguir. Por isso estou entrando em contato pq gostaria muito de trabalhar com ele(Biblios) em um projeto de preservação do livro na biblioteca onde trabalho. Fico no aguardo do retorno. Desde ja agradeço.

Andrei Soares
Andrei Soares
Reply to  Simone Echebeste Bandeira
30 de junho de 2010 8:23 pm

@Simone Echebeste Bandeira, Oi, eu também trabalho numa biblioteca escolar e gostaria de trocar idéias com alguém que já tenha experiência. Se você puder me ajudar, poderemos trocar e-mails. Um abraço. Agradeço a atenção.

trackback
9 de janeiro de 2010 12:30 pm

[…] As Aventuras de Biblos: Aprendendo a preservar (Daniela de Lima Soares, Diego Devincenzi, Erika Alíbio, Fabiana Nunes da Silva, Gabrielle […]

Lylian Freitas
Lylian Freitas
8 de maio de 2010 11:40 am

Gostaria muito de trabalhar com o Biblos na Biblioteca da escola onde atuo como professora regente de sala de multimeios. Preciso fazer um trabalho de preservação e o Biblos é ideal e fundamental.
EEFM CONSTANÇA TÁVORA, AV: DEPUTADO PAULINO ROCHA, Nº 50 – BAIRRO: CAJAZEIRAS CEP 60864-310 – FORTALEZA – CEARÁ
ATT: PROFª LYLIAN ALEXANDRE DE FREITAS – CENTRO DE MULTIMEIOS
Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo Projeto.
Sucesso!!!
Lylian Freitas

Elsiangela Lima
Elsiangela Lima
3 de setembro de 2010 7:14 pm

Olá,

Trabalho em uma biblioteca e gostaria da saber como posso adquirir o livro Biblos.

Obrigada.

Rosana Costa
Rosana Costa
22 de novembro de 2011 1:57 pm

Olá, sou bibliotecário e trabalho em uma biblioteca escolar, gostaria de adquirir o livro Biblos, como proceder?

att,

9
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x