Lendo

Como escolho minhas leituras?

O certo é que um livro leva a outro…

Às vezes estou lendo um livro tão bom que procuro outros títulos do mesmo autor ou do mesmo gênero, e se fizer parte de uma série eu leio as obras subsequentes. Esse é o movimento básico que faço para escolher as próximas leituras. No entanto, eu tenho outro critério muito importante: sempre procuro ler aquilo que tenho na minha estante, pois sofro da síndrome dos compulsivos por livros e acabo comprando muito mais do que dou conta de ler.

Por ainda estar cursando uma graduação, muito da minha leitura vem das indicações/solicitações dos professores. E, além disso, procuro pelos clássicos, aquelas obras consideradas essenciais na formação de todo leitor. Estas duas últimas condições de escolha se aplicam também na compra de novos exemplares para minha humilde biblioteca. Claro que sempre há exceções.

Nos últimos dois anos tenho adotado um sistema bem interessante, o Desafio Literário. Ele funciona como uma espécie de meme entre blogueiros com uma lista de 12 temas, um por mês, para escolhermos um ou mais livros em cada categoria e lermos ao longo do ano. Opto por encaixar as leituras pendentes da minha biblioteca com os temas sugeridos, dessa forma diminuo a fila de livros comprados e não lidos.

A verdade é que escolher o próximo livro para ler não é uma ciência exata, e o faço de diversas maneiras, como já descrevi. Creio que muitas pessoas possuam métodos para suas escolhas, alguns até bem elaborados. Mas eu, particularmente, prefiro me deixar levar. Afinal, se um livro leva a outro, eu gosto de escutar o que ele pode me indicar.

E tu? Como escolhe as próximas leituras?

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jussara
10 de agosto de 2011 9:30 pm

Que graça, eu também falei de como escolho minhas leituras em meus post. Não tenho nada elaborado, vou me deixando levar e de forma até um pouco mais desorganizada que a sua.
abs

Mi Müller
10 de agosto de 2011 10:18 pm

Báh Dani adorei essa postagem, posso publicar minha resposta lá no Bibliophile 😀
estrelinhas coloridas…

Andréia
11 de agosto de 2011 12:57 am

Eu também sempre prefiro ler os clássicos! Quando eu leio um livro e gosto muito, fico morrendo de vontade de ler outro do mesmo autor, mas também fico com medo de ler tudo do tal autor e depois não ter mais nenhum para ler, isso pode facilmente acontecer, pois a maioria dos meus escritores favoritos já morreu =/
Como você disse, um livro leva a outro! Muitos livros citam outros, ou o escritor gosta muito de outro autor, ou é sobre o mesmo assunto, mesma época etc ….
Ah eu também gosto muito de alternar minhas leituras para não ficar tão centrada em um só assunto, por mais que de vontade 😀
Nossa escrevi demais rsrs
Dani eu gosto muito do seu blog e dos seus vídeos! Você é uma das poucas blogueiras que tem um gosto literário um pouco parecido com o meu 🙂
beijos
http://garotadelugarnenhum.blogspot.com/

5
0
Would love your thoughts, please comment.x