Sora Dani

Dia internacional da mulher é comemorado com exposição no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.

Continuando assunto da semana passada (museus) venho especialmente par dar uma dica. Na próxima sexta-feira, dia 07 de março, ocorrerá a inauguração da nova exposição do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). Uma homenagem às mulheres que dedicaram as suas vidas às praticas de saúde a próxima exibição trará um perfil de diversas médicas formadas, parteiras e benzedeiras através de um resgate da história oral de cada uma elas. Contemplando também as médicas pioneiras: a primeira médica formada no Brasil, a gaúcha Rita Lobato, e suas sucessoras Ermelinda Lopes Vasconcelos e Antonieta César Dias, além de Alice Maeffer, a primeira formada em solo gaúcho a exposição terá como nome Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino.

A data de abertura ao público coincide intencionalmente com o Dia Internacional da Mulher, oito de março. O objetivo é trazer elementos de discussão sobre a mulher e em específico àquelas que se dedicaram às áreas da saúde, sobre a trajetória de médicas que venceram barreiras sociais e políticas para estudar, se formar e prestar atendimento médico quando a atividade era predominantemente masculina.. É interessante perceber que estão incluídas nesse tema a crença, a fé, a benzedura, que são elementos muitas vezes deixados de lado quando a discussão é medicina, no entanto é preciso considerar que diversas pessoas e famílias durante muito tempo preferiam ou tinham acesso apenas a essas mulheres que “curavam pela fé’.

O MUHM vem preencher um espaço que faltava no Rio Grande do Sul para a preservação e divulgação do patrimônio histórico-cultural médico. Na moderna concepção de museu, tão imprescindível quanto conservar, deve ser informar, fomentar e promover o conhecimento.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
13 de março de 2008 10:00 am

[…] de uma semana bem turbulenta, inicio de aulas, exposição nova no MUHM e muitas outras coisas a fazer, eis que retorno a atualizar este weblog tão querido. E […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x