Vida de Professora

Visite Museus!

Agora que o ano realmente começou, passou o carnaval, o horário de verão se foi, fevereiro está se encaminhando para o final e março vem chegando com suas águas está na hora de voltar à velha rotina. No entanto isso não é desculpa pra deixar de investir em cultura (e estou falando de tempo e não de dinheiro). Uma boa dica é visitar Museus. Muitos, para não falar na maioria, são de acesso gratuito.

Segundo o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) eles “são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”. Eles existem aos montes, por todo Brasil, por todo o mundo. Às vezes, quando menos esperamos encontramos um, em qualquer cidade que se preocupe com sua memória, sua história e seu patrimônio.

Existem Museus de arte, de história, militares, entre tantos outros. Cada um nos leva para um lugar diferente. Faz-nos viajar no tempo, no espaço, refletir sobre nós mesmos e sobre os outros. De temática específica ou não, cada um deles merece uma visita. E existem algumas dicas para que a passagem por essas casas seja ainda mais produtiva. A primeira delas é ler todas as informações disponíveis logo quando entra. Veja se há panfletos explicativos, informativos ou textos afixados nas paredes. Depois, olhe com bastante atenção para tudo o que estiver exposto. Se for de seu interesse pergunte se há um mediador que possa lhe auxiliar com a exposição. Veja se há projetos de Ação Educativa e se informe sobre seu funcionamento.

E sempre assine o livro de visitas, este ato é muito importante, pois auxilia na contagem de visitantes. O número de pessoas que passam por um museu auxilia a instituição quando solicita para órgãos de fomento verbas pra melhorias na preservação de nosso patrimônio. Quanto mais visitantes, mais os responsáveis pela cultura em nosso pais perceberão a importância e a diferença que faz um Museu!

*****

Texto originalmente publicado por mim na página Estratégia & Análise.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nathy
5 de março de 2008 11:42 pm

ahhh eu adoro museus!

tenho que visitar mais mesmo…;D

beijinhos moça!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x