Praticamente todas as coisas de que gostamos tem uma data comemorativa. E não seria diferente com o livro. Dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” porque remonta ao dia da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
E quem gosta de livros sabe o quanto eles precisam de cuidados. Hoje mesmo, na visita que guiei aqui no MUHM, falamos sobre algumas práticas que devemos ter com nossos livros e principalmente com os das bibliotecas. Nos últimos meses nós desenvolvemos uma oficina sobre conservação a partir da história de vida de um livro com proporções maiores do que a habitual que contém em suas páginas sua própria história.
Desenvolvida pela equipe do Setor Educativo do MUHM (da qual eu faço parte) a história de vida do Biblos (nome dado ao personagem) começa com seu nascimento (a compra na livraria) até sua chegada, através de doação, ao museu. Com ilustrações maravilhosas feitas por um colega de curso na faculdade e um texto singelo, as crianças aprendem como manusear seus próprios livros, os tipos de cuidados e aquilo que não devem fazer com eles.
Não são apenas as crianças que precisam aprender sobre como manuseá-los, por isso aqui vão algumas dicas essenciais para manter seus livros sempre em bom estado:
- evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada;
- evite folhear livros com as mãos sujas;
- evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa, enquanto lê uma obra;
- contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;
- evite largar os livros dentro do carro;
- evite apoiar os cotovelos sobre eles.
E aproveite o resto do dia para ter uma ótima leitura.
Quando o livro ficar amarelo nas bordas, uma lixa fininha resolve 😉
Estou dando 03 livros especiais – http://www.defender.org.br/dia-do-livro-patrimonio-presenteia-leitores-com-03-livros-especiais/
@Tiago Jaime Machado, Essa eu não sabia. Aqui tem um livro véio que faz até dó. Vou tentar isso. Abraço!
Tenho tanto cuidado com os meus livros que nem sei…Tenho muito ciúme!
Eu adoro comer enquanto leio!
@Alessandro Martins, Eu gosto de ler enquanto como. (pode não parecer diferente, mas é…).
Parabéns pelo incentivo e lembrança do Dia do Livro… nem sequer fiquei sabendo disto pela mídia tradicional. Aliás, já faz um bom tempo que não leio um livro… leio mais revistas, livro é difícil.
[…] criamos uma oficina de conservação de livros para crianças, e como material elaboramos o Biblos, um livro que conta sua própria história. Conta como ele fora mal tratado durante sua vida, […]