Criação e criatividade,  Lendo

DIY: capa para Kindle (ou Kobo) a partir de um livro

Eu tenho um amor pelos livros que já é de conhecimento público. Por isso não foi fácil começar com esse DIY quase um ano e meio atrás. Quando eu ganhei meu Kindle a primeira coisa que fiz – depois de baixar muitos títulos e antes de começar a carregar ele por aí – foi pensar em uma capa para protegê-lo. Pesquisei algumas para comprar e achei pouca variedade em lojas virtuais nacionais. Comprar em lojas da gringa não era uma opção devido ao imposto absurdo que teria de pagar, praticamente dobrando o preço da peça. Então comecei a procurar tutoriais super bacanas pra criar minha própria capa. Foi então que encontrei como fazer uma case a partir da capa de um livro.

Depois de muita reflexão eu resolvi começar. Adorei exercer meu lado craft há muito esquecido e fiquei super feliz com o resultado. Mas ainda não é a capa ideal para carregá-lo por aí na bolsa, pois a capa do livro é sensível. Ainda quero uma capa de tecido para carregá-lo e vou deixar a capa de livro para guardar o e-reader na estante. Fica muito bacana. Gostaria de ter gravado um vídeo tutorial, mas minhas habilidades não são das melhores e demorei muito para fazer, além de que não tenho um tripé e não conseguiria gravar e fazer ao mesmo tempo. Então fotografei cada parte do processo para mostrar como faz e o resultado final. Espero que goste e faça a sua própria capa.

Primeiro reúna o material necessário:

  • um livro que atenda as medidas do seu e-reader;
  • cola branca;
  • um pedaço de feltro na cor que você quiser;
  • estilete e tesoura;
  • régua;
  • lápis ou caneta;
  • uma folha de cartolina ou de um papel de gramatura bem alta;
  • elástico da mesma cor do feltro;
  • agulha grossa;
  • linha.

Utilize o estilete para remover com cuidado o miolo do livro. Se você conseguir remover sem estragá-lo será possível mandar reencaderná-lo 🙂 . Em seguida utilize sua régua para medir o tamanho da parte interna da sua capa. Primeiro o tamanho da capa e da contracapa separados. Recorte dois pedaços do papel de gramatura grossa do mesmo tamanho da capa e da contracapa. Se quiser você pode arredondar os cantos utilizando um furador específico para isso.

Depois messa o tamanho total do livro aberto e corte um pedaço de feltro que tenha mais ou menos dois centímetros a mais de borda. Em seguida “encape” seus dois pedaços de papel previamente recortados, posicionando-os como se fossem a capa do livro e deixando espaço para o “miolo”. Lembre-se de fazer todos os cortes necessários nas pontas para que o acabamento fique bem feito. Você acabou de montar uma nova capa para o livro que servirá de forro para a original.

Agora é hora de usar linha e agulha. É nesse ponto que tive mais trabalho, pois costurar no papel muito grosso, mais as duas camadas de feltro e a ponta do elástico é bem ruim (lembre-se que ao encapar você dobra a parte excedente e cola no verso do seu pedaço de papel então temos um sanduíche nas pontas: duas camadas de feltro com uma camada interna de papel). Você vai precisar de quatro pedaços de mais ou menos seis centímetros de elástico, mas é melhor testar o tamanho do elástico antes de costurar para ver o tamanho exato que você precisa recortar. Eu escolhi elásticos pretos para combinar o com o feltro preto, mas qualquer cor está valendo.

Costure uma das pontas do elástico no verso da capa nova que você acabou de montar e passe pelo lado certo costurando do outro lado, formando uma linha diagonal em cada ponta de uma das capas (confuso, né?! Mas na imagem tem como ver melhor o resultado…). Depois que as quatro pontas estiverem costuradas teremos quatro linhas diagonais que serão responsáveis por segurar o seu e-reader.

Agora é só colar o forro na capa original deixando o lado do feltro aparecendo. É possível utilizar cola branca ou cola quente. Eu utilizei cola branca bem espalhada e um pinguinho de cola quente nas pontas para ter certeza de que ficaria bem firme. Pronto! Sua nova capa está pronta! Dá um certo trabalho, mas o resultado é super bacana e original.

E não esqueça: se você fizer uma, mande fotos para clandestini [arroba] gmail [ponto] com que eu vou adorar ver. E quem sabe eu monto um posto mostrando a produção dos leitores. 🙂

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson Vidoni
25 de junho de 2014 9:07 pm

Daniela, adorei ler suas aventuras para criar a capinha para seu kindle. Eu ganhei um Kindle faz um tempinho e fiquei doido com os preços das capas, eram absurdas de caras. Até vi uns tutoriais para criar as capas e pensei em fazer, mas essas coisas não são para mim, essa é a praia da Ticiane, mas não iria pedir isso pra ela.

Felizmente eu achei uma capa aqui em sampa, que não é para o Kindle, mas que serviu no meu e estou usando ela. Tá me satisfazendo por enquanto. Também comprei uma capinha própria para ele via ebay, tava bem barata e daí valeu o risco, pq não tem rastreamento da encomenda. Vou tentar tirar uma foto da minha capinha atual e se um dia a outra chegar, mostro também.

Continue postando, pois se quase nunca comento, eu leio seus posts 😛

2
0
Would love your thoughts, please comment.x