Sora Dani

Estratégia & Análise # 2

Hoje é dia de republicar aqui a minha nota do Estratégia & Análise. Desta vez o assunto foi Teatro do Chat, então eu reelaborei um texto já publicado aqui no trecos&trapos.

Teatro do Chat: uma nova proposta de discussão dos problemas urbanos

O Teatro do Chat (projeto integrante da mostra Zona Franca da já encerrada 6ª Bienal do Mercosul) é uma proposta de trocas de idéias, uma arena pública de discussão acerca de temáticas urbanas onde o elemento virtual é de extrema importância. Com o objetivo é pensar o espaço público e trocar cenários, o coletivo m7red, composto por Mauricio Corbalán e Pio Torroja, escolheu a cidade de Porto Alegre. A discussão envolve o centro da cidade e os projetos da Prefeitura de POA para figurar os debates na sala dedicada ao projeto no Cais do Porto. Dentre os projetos alvo de discussões estão: os camelôs do centro e o Camelódromo, a Revitalização do Centro, os Portais da Cidade e a presença dos Catadores de Material Reciclável nas ruas. O trabalho é resultado de diversas conversas a respeito dessas temáticas realizadas com muitas pessoas, uma delas o editor da página Estratégia e Análise, o Bruno Lima Rocha.

Partindo da idéia de que os problemas locais são afetados também pelos globais o m7red pensou em dividir o Teatro do Chat em quatro cenas distintas. Independentes espacial e temporalmente do cenário maior, Porto Alegre. Nessas cenas as pessoas são convidadas a saírem de suas posições confortáveis. Como em uma peça teatral, onde o ator interpreta um personagem (que não é seu igual, com idéias e opiniões diferentes das suas) nesse Chat a pessoa assume as atitudes e argumentos de um dos seis personagens. É um exercício de imaginação, onde é necessário pensar coletivamente, compreender o personagem e o cenário para entender as relações complexas ali tecidas e os problemas apresentados. Um exercício de como representar o papel do outro e aprender a enxergar os diferentes pontos de vista sem preconceito. Numa espécie de tempestade de idéias coletiva os argumentos são usados mais do que para convencer o outro, e sim para provocar os “atores”. Tirar-lhes o chão. Mais do que formar opiniões, o Teatro do Chat objetiva desconstruir consensos. Em uma espécie de Role Playing Game (RPG), jogo de interpretação de papéis, onde a política é um teatro e o virtual é um caminho possível o grupo m7red trouxe a Bienal uma proposta que, segundo Maurício Corbalán, se caracteriza pela reflexão de temas pulsantes do século XXI. Assim é a arte contemporânea, instigante, nos convida a pensar, indagar, dialogar.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nathy
6 de dezembro de 2007 1:48 pm

interessante guria!
e o nosso suco?
quando saí?

beijoo!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x