Filmes e séries

F.R.I.E.N.D.S.

Foram dez temporadas, seis amigos, muitas histórias e milhões de fãs. Fãs esses que ficaram órfãos. Sentimento de ausência que compartilhei depois de ter visto todas as temporadas em sequência (exceto a primeira que tinha visto ano retrasado) e maratonas de risos e lágrimas.

Friends passou pela minha vida e deixou muita saudade. Fico imaginando como foi ver o último episódio para aqueles que acompanharam desde o início as peripécias de Ross, Mônica, Chandler, Rachel, Joey e Phoebe (com aqueles cabelos terríveis lá em 1994). Porque para mim foi muito doloroso, mesmo tendo levado apenas 10 semanas para ver comparado com os dez anos da série.

Nas primeiras temporadas eu elegi o meu personagem preferido: Ross. Paleontólogo, um nerd adulto (nem tanto) que “escondia”seu amor platônico por Rachel. Lembro de como chorei vendo as investidas em um romance que parecia impossível. Como fiquei feliz vendo os dois finalmente juntos. No entanto minha preferência foi mudando enquanto a série corria. Chandler foi o novo eleito a partir da 4ª temporada. As piadas e o fracasso com as mulheres sempre me faziam rir.

Além disso, o romance entre ele e Mônica renderam sessões de choro constantes (como quando ele diz que a ama pela primeira vez, mesmo que tenha sido depois de muitas gargalhadas do jogo de sedução entre ele e Phoebe; ou ainda no pedido de casamento).  E no final da série a despedida do apartamento que abrigou os seis amigos  porque o casal comprou uma casa no subúrbio foi de cortar o coração.

A última temporada é um fechamento das histórias pessoais de cada personagem: a compra da casa por Chandler e Mônica, o casamento de Phoebe e Mike, a morte de Stella (que leva Joey a pensar em mudar para Hollywood) e o retorno do sentimento entre Rachel e Ross. Certamente esta temporada foi feita muito mais ara chorar do que para rir, no que foi muito eficiente, pelo menos comigo.

As participações especiais na série foram tantas e tão boas que resolvi apenas fazer um top 10 das minhas preferidas:

10. Robin Williams e Billy Crystal -uma pontinha, de improviso, uma esquete pequena sem ligação alguma com a trama do episódio, mas muito boa.

09. Charlie Sheen – um dos vários namorados de Phoebe. Ele interpretou um marinheiro que vive em um submarino, saindo de tempos em tempos. Quando ele sai, ela vai se encontrar com ele. O problema é que justo na semana que ele vai visita-la, ela pega catapora. Ele não liga em ficar doente porque está muito apaixonado. As cenas dos dois tentando não se coçar são hilárias.

08. George Clooney e Noah WyleDr. Michael Mitchell, que convida Mônica para sair, e Noah é Dr. Jeffrey Rosen, outro médico que convida Rachel para sair na 1ª temporada. Os personagens fazem referância aos doutores Dr. Doug Ross e Dr. John Carter de E.R. (Plantão Médico)

07. Christina Applegate – uma das irmãs de Rachel, aparece em dois episódios. Em um deles ela e Rachel tem uma briga de tapa hilária. Amy confunde o nome da filha da Rachel e nunca lembra quem é o Ross. Arrogante e egoísta ela é odiada pelos amigos.

06. Alec Baldwin (O Jack de 30 ROCK) – esteve em dois episódios da oitava temporada como Parker, um namorado que Phoebe conheceu na lavanderia e é ultra-otimista e de bem com a vida que dava nos nervos de todo mundo.

05. Hugh Laurie (Dr. House!) – um simples passageiro do avião que Rachel toma para ir a Londres na 4ª Temporada. O coitado é obrigado a ouvir todas as reclamações e confissões de amor de Rachel. E sua reação depois de tanto ouvir: “Vocês estavam dando um tempo“.

04. Sean Penn – que aparece em dois episódios da oitava temporada como Eric, noivo de Ursula, irmã gêmea de Phoebe. Eric termina com Ursula, descobre suas mentiras e começa a sair com Phoebe, mas não consegue esquecer a ex.

03. Brad Pitt – apareceu na oitava temporada como Will, um amigo de infância de Mônica que era gordo e sempre odiou Rachel e, na época do colégio, fundou com Ross o clube Nós Odiamos a Rachel. Muitas revelações do passado do grupo.

02. Danny DeVito – no papel de um um stripper à beira da aposentadoria contratado para despedida de solteira de Phoebe. A dança esquisita e a crise de choro garantem boas risadas no episódio mais engraçado da 10ª temporada.

01. Bruce Willis – que interpretou Paul Stevens, o pai de Elizabeth (namorada de Ross na 6ª temporada) começa a sair com Rachel, mas ela o dispensa quando ele mostra seu lado ultrasensível e não consegue parar de chorar. “I’m a Love Machine“.

Foram tantas as participações, algumas de atores de outras séries que tem até lista de séries em séries de Friends. Já das participações recorrentes não tem como deixar de citar:

– Giovanni Ribisi – Frank Jr. (irmão da Phoebe);

– Hank Azaria – David (namorado de Phoebe que vai morar em Minsk);

– Maggie Wheeler – Janice (ex-namorada de Chandler – Oh my God!);

– Paul Rudd – Mike Hanigan (namorado de Phoebe, casa-se com ela na décima temporada);

– Tom Selleck – Richard Burke (amigo dos pais de Monica. Se envolve amorosamente com ela, apesar de ser bem mais velho. O namoro acabou terminando porque ele se sentia velho para ter filhos e ela os queria muito).

Ficou a saudade, a certeza de que verei de novo, as lembranças de cenas fantásticas: como aquela em Phoebe descobre sobre Chandler e Mônica (“My eyes, my eyes. Chandler and Mônica, Chandler and Mônica!“), o pedido de casamento que Chandler faz à Mônica, quando Phoebe conhece sua mãe, as cenas dos anos oitenta de Rachel, Ross, Mônica e Chandler, entre tantas outras.

O mais importante é que agora Friends e eu só estamos dando um tempo.

via GIPHY

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
cavalca
16 de dezembro de 2008 4:04 pm

Mas você nem chorou quase.

Tiago Jaime Machado
Tiago Jaime Machado
16 de dezembro de 2008 7:39 pm

minhas séries são

– larica total
– estranho mundo do zé do caixão
– battlestar galactica
– house

bjo.

Ju Poggi
6 de março de 2011 1:38 am

Putz que saudade! adoro a série e todo ano faço uma maratona e assisto as 10 temporadas tudo de novo! E no fim Friends era quase a história do apartamento! kkk
ele era a cola do grupo, aquele mantinha todos unidos, quando ele se foi a série acabou…
inesquecivel…

trackback
24 de setembro de 2020 4:32 pm

[…] 01. Chandler e Mônica – F.R.I.E.N.D.S. […]

7
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x