O teatro é uma das artes mais antigas da humanidade. Infelizmente ela é hoje quase exclusividade das classes mais abastadas da sociedade, e isso não é porque os atores ou produtores culturais estão apenas interessados em dinheiro, muito pelo contrário, existem milhares de iniciativas espalhadas pelo país que visam democratizar o acesso à cultura e aí está inserido também o teatro.
Mas existe essa palavrinha mágica: acesso. A maioria das pessoas, de cidades pequenas, de pouco poder aquisitivo e sem o hábito de frequentar teatros, não tem acesso a arte dos palcos. E o acesso não diz respeito apenas ao valor dos ingressos para assistir espetáculos. É claro que o valor desses ingressos, na grande maioria das vezes, não condizem com a situação financeira da maioria da população brasileira. Entretanto, um dos motivos que mais pesa para que muitas pessoas que desejam assistir espetáculos teatrais não o façam é a falta de salas destinadas a esse propósito nas cidades em que vivem.
As salas de teatro estão concentradas nas regiões centrais, capitais e grandes cidades. Quem mora em regiões metropolitanas está, por vezes, muito distante dos locais destinados a cultura e perdem diversas oportunidades justamente pela distância e por depender do transporte público para se deslocar – e retorno acaba por ficar prejudicado, pois linhas intermunicipais tendem a ter horários reduzidos à noite.
Esse é justamente o meu caso. Moro na região metropolitana de Porto Alegre e se um espetáculo termina depois de uma certa hora não tenho como voltar pra casa (isso e é claro o valor absurdo dos ingressos de muitos espetáculos que vem pra cá). Já frequentei muito mais as salas de espetáculo, hoje fico a desejar. Iria muito mais ao teatro se na minha cidade houvesse um Teatro. Minha cidade tem mais de cem mil habitantes e nenhuma sala de espetáculos. Nem pública, nem privada.
Como muitas pessoas passam por situações semelhantes em todo o Brasil a Cennarium, empresa que transmite teatro via web, investiu em uma iniciativa mais do que bacana, a campanha “Mais Teatro, Brasil” que visa reunir assinaturas para o projeto de lei de incentivo popular que obrigue todo município com mais de 25 mil habitantes a receber um teatro com estrutura mínima para 250 espectadores.
Para saber mais leia o manifesto da campanha e se você também concordar que o teatro é nosso e o Brasil precisa de mais teatro, assine!
Qual a missão e o objetivo da campanha? Leia um trecho do manifesto e entenda:
Missão:A Campanha é um grande manifesto nacional que tem como missão fundamental a inclusão sociocultural, educacional e digital, incentivando e disseminando arte, cultura e entretenimento de Norte a Sul do Brasil, tendo como base fundamental o Teatro!Objetivo da Campanha:
Colher o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um “Centro Integrado de Cultura” em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.
A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura – em sua imensa maioria restritas ao eixo Rio – São Paulo –, passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como é a cultura!
Essa campanha é fundamental para alertar os governos e até mesmo a população para uma das áreas mais esquecidas no país, a cultura. Se um projeto como esse virar lei eu terei um centro integrado de cultura na minha cidade e todas as pessoas que moram em cidades menores que a minha também.
Vale ressaltar que um espaço físico destinado a cultura não é o único lugar onde se faz cultura. A cultura é tudo aquilo que a comunidade produz e existe o teatro de rua, que se pretende um teatro acessível a todos e que possa ser feito em qualquer lugar, no entanto a necessidade de um espaço específico é inegável.
Mais Teatro, Brasil!
Faça a diferença, porque, afinal: O Teatro é Nosso!
Dou a Maior Força!
E você?
Este texto faz parte da Blogagem Coletiva Mais Teatro Brasil promovida pelos blogueiros e twitteiros @samegui @maxreinert @alessandro_m e @lilianeferrari.
[…] Trecos e trapos: Mais teatro, Brasil […]
Olá, Daniela.
Ótimo também seu post.
Tenho lido seu blog, por sinal. Apenas nunca mais havia comentado.
Abraço!
Fiquei tão contente em saber que participam da iniciativa da blogagem coletiva pessoas que de verdade vivem o problema que essa campanha pretende buscar resolver! Oxalá consigamos muitas assinaturas, não é mesmo? ;-D
abs
ola gostaria de saber se teatro e feito em qualquer lugar?
[…] Trecos e trapos: Mais teatro, Brasil […]