Assistindo

Filmes do Oscar 2009

Como já é do conhecimento de todos, amanhã é dia de tapete vermelho e carequinhas por todo o lado.

Infelizmente a TV aberta optou por transmitir o maravilhoso e imperdível [/ironia] desfile de carnaval ao invés da premiação, deixando pessoas como eu na mão.

E só para que o Oscar 2009 não passe em branco aqui no blog também, eu escrevi algumas coisas sobre alguns dos filmes concorrentes.

Infelizmente não pude ver todos que disputam as estatuetas ainda, mas posso dizer que já vi boa parte. Segue os comentários para os filmes que vi dessa safra do Oscar.

Melhor Filme e Diretor

O Curioso Caso de Benjamin Button

(The Curious Case of Benjamin Button; Dir: David Fincher; EUA; 2008)

Não é um filme péssimo. Mas também não é um filme bom. Atuações medianas em um roteiro interessante. Tudo bem que foi adaptado de um conto do Fitzgerald, mas isso não é etiqueta de qualidade. E a comparação com Forrest Gump que alguns ousaram fazer é puramente inaceitável. Para Sessão da Tarde, ok. Mas ainda assim um filme esquecível. As 13 indicações não fazem jus a qualidade da película. E quem já viu Se7en e Clube da Luta sabe que esse não é o melhor trabalho de David Fincher e que ele tem capacidade pra fazer algo  muito melhor do que Benjamin Button.

Frost Contra Nixon – A Luta Pela Democracia

(Frost/Nixon; Dir: Ron Howard; EUA; 2008)

Filme bom mesmo. Roteiro bom, boas atuações e temática interessantíssima. Ron Howard, que nunca foi de fazer filme difícil, continuou na mesma linha e nos presenteia com um filme simples, esquemático até, mas muito bem feito. Frank Langella arrasa.

Milk – A Voz da Igualdade

(Milk; Dir: Gus Van Sant; EUA; 2008)

Para quem já dirigiu filmes nada convencionais como Gus Van Sant, esse pode ser considerado até quadrado. Adjetivo que não exclui todas as qualidades que a obra carrega. O Sean Penn está maravilhoso. E o argumento da trama é ótimo. A indicação para Melhor Figurino é bem merecida também.

Quem Quer Ser Um Milionário?

(Slumdog Millionaire, Dir: Danny Boyle; UK; 2008)

Outro dos favoritos desse Oscar é a produção de Danny Boyle. Ele, que está sempre se aventurando em produções de diferentes estilos (já fez até filme de zumbi, o que conta muitos pontos pra mim) traz mais um trabalho brilhante., apesar de ser bastante discreto. As outras indicações que recebeu são bastante merecidas, mesmo que eu torça para Wall-e nas indicações compartilhadas.

O Leitor

(The Reader; Dir: Stephen Daldry; EUA/Alemanha; 2008)

Eu gostei muito do filme, na verdade o meu preferido entre os indicados à melhor filme. Gostei das atuações, Kate está discreta, mas muito bem. Expressão facial e coragem. O segredo de Hanna é descoberto já no início da trama pelo espectador, no entanto isso não atrapalha o desenrolar da história. Quando [b]o leitor[/b] se dá conta é impressionante. Gostei do enfoque dado à participação de Hanna no exército nazista. Com a revelação de tal fato apenas depois de ter simpatizado com a personagem, tornado assim mais difícil emitir um julgamento de valor rápido em demasia a respeito de seus atos do passado. Stephen Daldry já fez outros trabalho maravilhosos e O Leitor é na minha opinião o merecedor da estatueta de melhor filme, mas melhor direção eu ainda estou em dúvida.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camila Schafer
25 de fevereiro de 2009 3:04 pm

Bah, ainda não acredito que O curioso caso de Benjamin Button não ganhou nada…. e o Ledger mereceu!

Olha só Dani, indiquei o Trecos e Trapos no “Olha Que Blog Maneiro!” – Confere lá:
http://consolesonoro.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html

abraços!

trackback
26 de fevereiro de 2009 1:43 am

[…] devido ao desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro (que desperdício!). Já comentei sobre os filmes que concorrem a categoria de Melhor Direção e Melhor Filme (que são os mesmos). Agora é hora de comentar os outros filmes que eu vi e que concorrem a outras […]

trackback
24 de setembro de 2020 11:25 am

[…] devido ao desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro (que desperdício!). Já comentei sobre os filmes que concorrem a categoria de Melhor Direção e Melhor Filme (que são os mesmos). Agora é hora de comentar os outros filmes que eu vi e que concorrem a outras […]

4
0
Would love your thoughts, please comment.x