Três semanas atrás tive uma experiência aterrorizante. Finalmente vi [REC], uma produção espanhola de terror dos diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza. Ainda não me recuperei. Desde então não consigo mais dormir com a luz apagada quando estou sozinha no quarto, porque o medo do escuro ficou ainda mais forte (não mais do que já fora, isso é verdade).
Este texto contém spoilers, recomendo a leitura após ter visto o filme.
Uma produção simples, barata bem dirigida. A prova real de que saber contar uma história é suficiente para se fazer um bom filme. Por mais que seja tão batida, como é o caso das histórias de zumbis. O filme não assusta pela quantidade de sangue ou por efeitos especiais miraculosos. O filme assusta pela maneira como a história é contada.
A idéia do filme é fazer cinema-verdade, de mentirinha, como em A Bruxa de Blair. A câmera do filme é “a mesma” do cinegrafista do programa “Enquanto você dorme”, Pablo, que junto com a apresentadora do programa, Angela Vidal, vão para o corpo de bombeiros para mostrar a rotina desses trabalhadores durante a noite. O cinegrafista não aparece em nenhum momento do filme, apenas sua voz.
Para a narrativa parecer ainda mais crível diante dos olhos dos espectadores, o filme não tem trilha sonora, inicia sem mostrar créditos, direto com Angela fazendo a chamada do programa. E ela erra muitas vezes, para que o público acredite mesmo na veracidade da ‘fita’.
E a surpresa com o tédio é decepcionante, que a apresentadora chega a torcer por uma tragédia. Finalmente o alarme, pelo menos o programa não seria um fracasso. Um prédio comum. Os bombeiros chegam junto com a diminuta equipe de TV para atender o chamado dos moradores que ouviram gritos do apartamento de uma senhora (a velha dos gatos!).
É interessante perceber a presença de elementos clássicos de filmes de zumbis, a película é dividida em três atos: a apresentação, a infecção e a sobrevivência (tentativa). Chegando ao prédio os moradores estão quase todos no térreo ansiosos. Uma viatura com dois policiais já estava lá.
Elementos surpresas aparecem a todo o momento. Tanto para nós, que estamos assistindo, quanto para os atores. Eles não receberam o roteiro inteiro para ler, a filmagem foi realizada em ordem cronológica dos acontecimentos, assim como nos é apresentada. Os atores recebiam apenas uma sinopse da cena que iriam filmar, e não sabiam o que aconteceria depois. E na cena em que um corpo cai lá do alto eles ficaram tão surpresos quanto o público, eles não sabiam que aquilo iria ocorrer.
Existe uma tensão criada pela atmosfera claustrofóbica – ninguém entra e ninguém sai do prédio, estão cercados por todos os lados pela polícia, em uma espécie de quarentena – e pela ignorância em relação ao que exatamente está acontecendo – assim como os personagens, nós não temos idéia do que levou a infecção.
Tudo o que vemos no filme é captado pela câmera do cinegrafista de “Enquanto você dorme”. E é muito interessante ver a câmera chacoalhando, ficando sem som, batendo nas coisas. Iluminando locais escuros. O filme nos dá muitos sustos e cumpre seu propósito como filme de terror. E o final é surpreendente e assustador. Eu fique bastante impressionada. E quem avisa amigo é: cuidado com a Menina Medeiros!
No You Tube tem o trailer do filme, a reação do público nos cinemas e uma brincadeirinha que fizeram sobre o desaparecimento de Angela Vidal e Pablo.
“Pablo, graba lo todo. Por tu puta madre.”
primeira pessoa que vejo falar bem do filme.
Bah, Dani, só de ver o trailer há dois dias não tive vontade alguma de assistir a esse filme. Estou ficando velhinha e cagona… huahuahuauhauhauhaua!!!
Beijos!
Amei o filme. Aquele monstrengo que aparece no final é terrível!
Bj
Ah, e me dei por conta de uma coisa!!
Quando assisti ao trailer de REC eu e meu namorado ficamos com a impressão de que já tínhamos assistido àquele trailer. Tanto que não assistimos até o final…
Só que…
Descobri no IMDB que o que assistimos antes foi o trailer do REMAKE norte-americano, Quarantine, que foi lançado no ano seguinte do lançamento do original espanhol…
E foi uma verdadeira cópia frame a frame… ridículo porque no final o original é dito como muito melhor do que essa cópia barata… Quando que o pessoal de Hollywood vai dexar de ser babaca nesse ponto?? E parece que vai rolar remake de Oldboy (já viu?) com Will Smith, direção Spielberg.
Impossíveeel!
Bjs!
Sim, sim, o remake era pra estrear em outubro do ano passado nos EUA, antes mesmo do orignal, que é de 2007 mas ainda não passou por lá.
Na onda de refazer filmes inteiros sem modificar sequer uma vírgula das cenas… No trailer dá pra ver a reação antecipada da repórter na hora em que os policiais arrombam a porta. Terrívvel.
A Menina Medeiros me deixou noites dormindo de luz acesa. Pavor total nesse filme.