Um dos meus grandes prazeres ao ver um filme bom, com uma boa trilha é poder ouvir de novo e de novo cada canção. No entanto, em alguns casos, determinada música fica tão associada ao filme que para mim a trilha parece reduzida àquela música. Esse é o caso, por exemplo, de:
Footloose: Ritmo Louco
(Footloose; Dir: Herbert Ross; EUA, 1984)
Música: Footloose de Kenny Loggins
A música homônima está no início (ainda nos créditos) e encerra o filme. Como o próprio nome original da produção faz referência, é um ritmo louco. Exemplo de música oitentista. Na minha modesta opinião a melhor música de toda a trilha. O filme termina e a vontade que tenho é sair dançando por aí. Tire a sua própria conclusão.
https://www.youtube.com/watch?v=kK2hpeqkYjA
Ruas de Fogo – Uma fábula de rock’n’roll
(Streets of Fire; Dir: Walter Hill; EUA; 1984)
Música: Nowhere Fast – Fire Inc.
Rock e cinema sempre andaram de mãos dadas, e filmes sobre rock existem aos montes. O filme se passa em um mundo que é uma mistura dos anos 50 com os 80, e as referências de ambos são diversas. A música em questão não chegou a fazer um grande sucesso comercial, apesar de ser bastante conhecida pelos expectadores do extinto Programa Livre. Um trecho da música tocava na abertura, lembra?
https://www.youtube.com/watch?v=Yub3-Ow7tBs
Letra e Música
(Music and Lyrics ; Dir: Marc Lawrence; EUA; 2007)
Música: Pop! Goes My Heart – Hugh Grant e Way Back Into Love – Hugh Grant & Haley Bennett
Em Letra e música eu escuto compulsivamente duas músicas da trilha. A primeira música é viciante, uma tentativa bem sucedida de criar uma música oitentista em pleno século XXI. A segunda é romântica, mas sem ser brega. Ponto para as duas. Ambas as músicas são interpretadas por atores do filme, Hugh Grant e Haley Bennett cantam Way Back Into Love em sua versão final, mas em um momento anterior ele e Drew Barrymore cantam uma versão demo da canção.
The Wonders – O Sonho Não Acabou
(That Thing You Do!; Dir: Tom Hanks; EUA; 1996)
Música: That Thing You Do! – The Wonders
A música é contagiante (toda a trilha é). O filme conta a história de uma banda fictícia (e que banda!) e sua ascensão rápida no cenário musical dos Estados Unidos na década de 1960. A música que os levou rumo ao sucesso é justamente That Thing You Do!, que no filme foi escrita para ser uma balada nostálgica e acabou se transformando em uma música bastante animada na primeira apresentação do grupo. A música fez tanto sucesso que chegou a 41a no Billboard Hot 100.
https://www.youtube.com/watch?v=wPMLG8mnCRM
E minha obsessão por trilhas sonoras continua. Próxima parada: trilhas instrumentais.
Faltou “Bom Dia Vietnam” nessa lista. Sério.
Oi Julia.
Pois é, faltou um monte de trilhas bacanas, mas eu ainda não vi “Bom Dia Vietnam” (eu sei que isso é um crime, mas comprei a pouco o DVD e assito tão logo passe o Oscar – estou em uma maratona para ver todos os indicados antes da premiação).
Mas obrigada pela dica!
Muito boa a sua seleção de TSO, Daniela. Arrumando certas coisas que ainda estavam empacotadas num canto, encontrei o LP (LP!!!) do filme Streets of Fire!!! Muito legal! Falta agora um aparelho para ouvir a velha bolacha negra (e não afro-vinil, como querem alguns). Vou digitalizar a capa e publicar assim que tiver um tempo… (ou seja, vai demorar!)
@Francisco, nossa, mas isso é uma raridade!
Adoro LP.
Digitaliza e posta mesmo. Vou aguardar ansiosa!
Você não imagina outras raridades que encontrei: TSO do segundo Indiana Jones e do Btaman (filme ruim, TSO legalzinha)…
@Francisco, trilha de Indiana Jones em LP?
Incrível. Bateu uma inveja agora!
Inveja branca, não te preocupa.
[…] Willem Dafoe Estava bisbilhotando o Trecos & Trapos, blog da gaúcha Daniela, e encontrei este texto falando sobre trilhas sonoras de cinema, que é um assunto que me atrai muito. E mais interessante […]
[…] Sonora partes 1, 2, 3 e 4 – Quebrei minha própria regra já no segundo mês. Escolhi quatro posts para […]
[…] uma etapa da saga Trilhas Sonoras finalizada. Já falei sobre trilhas e músicas temas, a próxima parada é: musicais. Não […]