Assistindo,  Ouvindo

Trilhas Sonoras parte 2

Um dos meus grandes prazeres ao ver um filme bom, com uma boa trilha é poder ouvir de novo e de novo cada canção. No entanto, em alguns casos, determinada música fica tão associada ao filme que para mim a trilha parece reduzida àquela música. Esse é o caso, por exemplo, de:

Footloose: Ritmo Louco

(Footloose; Dir: Herbert Ross; EUA, 1984)

Música: Footloose de Kenny Loggins

A música homônima está no início (ainda nos créditos) e encerra o filme. Como o próprio nome original da produção faz referência, é um ritmo louco. Exemplo de música oitentista. Na minha modesta opinião a melhor música de toda a trilha. O filme termina e a vontade que tenho é sair dançando por aí. Tire a sua própria conclusão.

Ruas de Fogo – Uma fábula de rock’n’roll

(Streets of Fire; Dir: Walter Hill; EUA; 1984)

Música: Nowhere Fast – Fire Inc.

Rock e cinema sempre andaram de mãos dadas, e filmes sobre rock existem aos montes. O filme se passa em um mundo que é uma mistura dos anos 50 com os 80, e as referências de ambos são diversas. A música em questão não chegou a fazer um grande sucesso comercial, apesar de ser bastante conhecida pelos expectadores do extinto Programa Livre. Um trecho da música tocava na abertura, lembra?

Letra e Música

(Music and Lyrics ; Dir: Marc Lawrence; EUA; 2007)

Música: Pop! Goes My Heart – Hugh Grant e Way Back Into Love – Hugh Grant & Haley Bennett

Em Letra e música eu escuto compulsivamente duas músicas da trilha. A primeira música é viciante, uma tentativa bem sucedida de criar uma música oitentista em pleno século XXI. A segunda é romântica, mas sem ser brega. Ponto para as duas. Ambas as músicas são interpretadas por atores do filme, Hugh Grant e Haley Bennett cantam Way Back Into Love em sua versão final, mas em um momento anterior ele e Drew Barrymore cantam uma versão demo da canção.

The Wonders – O Sonho Não Acabou

(That Thing You Do!; Dir: Tom Hanks; EUA; 1996)

Música: That Thing You Do! – The Wonders

A música é contagiante (toda a trilha é). O filme conta a história de uma banda fictícia (e que banda!) e sua ascensão rápida no cenário musical dos Estados Unidos na década de 1960. A música que os levou rumo ao sucesso é justamente That Thing You Do!, que no filme foi escrita para ser uma balada nostálgica e acabou se transformando em uma música bastante animada na primeira apresentação do grupo. A música fez tanto sucesso que chegou a 41a no Billboard Hot 100.

E minha obsessão por trilhas sonoras continua. Próxima parada: trilhas instrumentais.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julia
Julia
8 de fevereiro de 2009 4:04 pm

Faltou “Bom Dia Vietnam” nessa lista. Sério.

Francisco
12 de fevereiro de 2009 4:38 pm

Muito boa a sua seleção de TSO, Daniela. Arrumando certas coisas que ainda estavam empacotadas num canto, encontrei o LP (LP!!!) do filme Streets of Fire!!! Muito legal! Falta agora um aparelho para ouvir a velha bolacha negra (e não afro-vinil, como querem alguns). Vou digitalizar a capa e publicar assim que tiver um tempo… (ou seja, vai demorar!)

Francisco
12 de fevereiro de 2009 5:13 pm

Você não imagina outras raridades que encontrei: TSO do segundo Indiana Jones e do Btaman (filme ruim, TSO legalzinha)…

trackback
17 de março de 2009 2:55 am

[…] Willem Dafoe Estava bisbilhotando o Trecos & Trapos, blog da gaúcha Daniela, e encontrei este texto falando sobre trilhas sonoras de cinema, que é um assunto que me atrai muito. E mais interessante […]

trackback
8 de janeiro de 2010 9:21 pm

[…] Sonora partes 1, 2, 3 e 4 – Quebrei minha própria regra já no segundo mês. Escolhi quatro posts para […]

trackback
24 de setembro de 2020 11:38 am

[…] uma etapa da saga Trilhas Sonoras finalizada. Já falei sobre trilhas e músicas temas, a próxima parada é: musicais. Não […]

9
0
Would love your thoughts, please comment.x