Filmes e séries,  Música

Trilhas sonoras parte 3

Continuando a saga das trilhas sonoras aqui no trecos&trapos, hoje é dia de comentar um pouco sobre algumas das melhores trilhas instrumentais já feitas para o cinema (na minha modesta opinião, é claro). Aí entramos no reino dos mestres.

Indiana Jones

Não há quem não lembre da fanfarra de trompetes e o background orquestral que vem logo em seguida. Só de ouvir as primeiras notas já é possível identificar – e no meu caso se emocionar. A obra-prima é de John Williams e tem o bonito nome de “The Raiders March“. É o tema principal do personagem Indiana Jones, a música de identificação. A franquia ainda era acrescida, para cada filme, de mais alguns temas principais que identificavam a relação com algum outro personagem, lugar ou aventura. Todos igualmente memoráveis.

Star Wars

Quem nunca cantarolou a Marcha Imperial, tema de Darth Vader? Pois é, talvez uma das músicas temas mais famosas já feitas. Só por esse tema já merece estar entre as melhores trilhas sonoras já feitas, mas a saga tem uma quantidade imensa de clássicos altamente cantaroláveis. A música é de John Williams acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Londres. Nada melhor do que um mestre para fazer trilhas memoráveis.

O Senhor dos Anéis

Mais uma trilogia com a trilha memorável. Nesse caso, foi composta, orquestrada e conduzida por Howard Shore. É difícil escolher apenas uma das canções das dez horas de música composta para o filme. Canções tristes, melancólicas, alucinadas e algumas canções alegres conferem ao repertório uma originalidade e identificação com o local e o momento do filme. As canções foram compostas em um formato bem interessante: o Um anel tem três temas, O Condado e os Hobbits têm oito temas, Mordor tem cinco temas, Isengard tem dois temas, Terceira Era da Terra-Média tem um tema, Os Elfos e Os Anões têm três temas cada, a Sociedade do Anel tem dois temas, Homens e seu Mundo dois temas, Criaturas da Terra Média três temas e Gollum tem um tema. Ou seja, todas as esferas da obra foram contempladas na trilha sonora. Uma verdadeira obra-prima.

Os Fantasmas se Divertem

O clássico oitentista de Tim Burton tem a trilha composta por Danny Elfman e é uma das minhas preferidas, sem sombra de dúvidas. Outro gênio das trilhas sonoras, Elfman tem uma parceria com Tim Burton quase no mesmo nível da parceria entre John Williams e Spielberg. Elfman é responsável por mais de dez trilhas para filmes de Burton. O estilo de suas composições ajuda a conferir o clima sombrio e gótico aos filmes. O filme e a trilha de Beetle Juice são fantásticos, uma pena que tem gente que não gosta.

Mais uma etapa da saga Trilhas Sonoras finalizada. Já falei sobre trilhas e músicas temas, a próxima parada é: musicais. Não perca!

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruh
12 de fevereiro de 2009 9:32 pm

As duas primeiras são Hours-Concours (ou seja lá como se escreva isso haahah) né? :}

cavalca
13 de fevereiro de 2009 9:20 am

Todas, clássicas, obrigatórias e o escambau. 🙂

Dos compositores mais novos, o meu preferido é o Michael Giacchino, que é parceiro do J.J. Abrams (Alias, Lost, Missão Impossível 3, Star Trek) e do Brad Bird (Os Incríveis, Ratatouille). Ele fez também a trilha do Speed Racer a a música tema do Cloverfield. Tenho todas as trilhas dele, hehe.

cavalca
13 de fevereiro de 2009 9:25 am

E o Jon-Jon é o maior criador de temas de todos os tempos, disparado. Além do Indy e de SW ainda tem Tubarão, Harry Potter, ET, Soldado Ryan, A Lista de Schindler, Prenda-me se For Capaz, Superman, Jurassic Park…é mole?

5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x