Lendo

Citando uma Obra de Ficção

Acabei de ler o primeiro livro da Trilogia do Anel, e posso afirmar que a minha paixão pela Terra Média agora virou ví­cio. Depois de ter me deliciado com as aventuras de Bilbo, Bolseiro em O Hobbit, me deparei com aquele mundo cheio de fantasias e uma mitologia magnífica bem nas minhas mãos. Essa primeira parte do livro pode ser descrita como uma narrativa de viagem, por apresentar ao leitor o novo mundo da Terra Média. Estive presa página após página por uma semana maravilhosa.

Tolkien criou em O Senhor dos Anéis uma nova mitologia, num mundo novo. É impossí­vel transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Ele colocou em polos opostos a vida dos pequenos hobbits, os divertidos habitantes do shire (condado), que escavavam suas casinhas nos relevos do terreno, tendo a grama como telhado, confrontando-a com o mundo subterrâneo de Mordor, poluí­do, enfumaçado, opressivo.

É nesse mundo que vive Frodo Bolseiro, um jovem hobbit sobrinho do aventureiro Bilbo Bolseiro que, depois de peregrinar pela Terra Média e acumular uma considerável fortuna, dá um presente de despedida a Frodo o que pode ser sua perdição, um legítimo presente de grego: um anel mágico que ele roubou de uma criatura chamada Gollum (ou Smeagol).

Gandalf, mago poderoso e amigo de Bilbo, percebe o perigo que representa o anel e revela que aquele é o anel mais poderoso da Terra, o Um Anel, desejado pelo senhor do mal Sauron para conquistar toda a Terra Média. Frodo parte, então, em uma jornada para destruir o Um Anel. No caminho, elfos, humanos e anões se juntam a eles, no que ficaria conhecida como a Sociedade do Anel. Essa é apenas a primeira parte do épico de Tolkien, que ele mesmo definiu (em escritas élficas) como “O Senhor dos Anéis traduzido do livro vermelho do Marco Ocidental por John Reuel Tolkien.

Se você já viu o filme, uma superprodução de Hollywood, não deixe de ler o livro e descobrir o que ficou de fora da adaptação. Se ainda não viu, leia antes a surpreendente e mágica aventura.

Aproveito então para ensinar como fazer citação de uma obra de ficção: o importante é deixar sempre bem claro o que foi dito por um autor enquanto pessoa fí­sica e cidadão, e o que foi dito por ele enquanto ficcionista, ou seja, frases e afirmações que saí­ram da boca de personagens com os quais ele não necessariamente concorda.

Realmente vi” disse Sam. “E acho que existem elfos e elfos. Todos são bastante élficos, mas não são todos iguais. Agora estas pessoas não são andarilhos sem lar, e parecem um pouco mais conosco: parecem pertencer a este lugar, mais ainda que os hobbits pertencem ao Condado. Se fizeram a terra ou a terra os fez, é difí­cil dizer, se entende o que quero dizer. Aqui tudo é maravilhosamente silencioso. Parece que nada está acontecendo, e parece que ninguém quer que nada aconteça. Se existe alguma mágica, está muito bem escondida, num lugar que não posso alcançar com as mãos, por assim dizer.” (Sam Gamgi, personagem de J. R. R. Tolkien, no livro O Senhor dos Anéis: primeira parte: A Sociedade do Anel, p. 500).

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lya
lya
20 de julho de 2006 1:27 pm

dani, não tens ideia do tamanho desse mundã que tolkien criou que tu ainda vai descobrir. assim que terminar de ler a trilogia, le o silmarillion, é meu favorito disparado. e tu vais entender muita coisa no SdA depois de ler esse (:

Last edited 3 anos atrás by Daniela
Thaís
Thaís
20 de julho de 2006 5:04 pm

Eu definitivamente preciso ler esses livros. Td mundo só fala disso e do tal Código da Vinci. Acho q eu é que sou uma garota-ficção! Haha… Tb vou te linkar, bjos!

Last edited 3 anos atrás by Daniela
luh
luh
20 de julho de 2006 7:19 pm

eu não vi os filmes. vi o primeiro, e não vi muita graça. fiquei sem ânimo de ver os outros.

quem só viu o filme não tem ideia da perfeição da obra. tolkien é meu autor favorito, sem comparações! sou viciada no senhor dos aneis, perdi a conta de quantas vezes já li a triologia. também aprendi algo de quenya, e sei escrever em tengwar e runas élficas (só pra ter noção do quanto eu amo isso!)

depois lá também o silmarillion, que explica a criação dos aneis ;}

saudades imensas também
você já tava linkada
;*

Last edited 3 anos atrás by Daniela
juliane
20 de julho de 2006 7:39 pm

Tô me sentindo uma alienada depois disso…
uiuiui!!
bjos Daninha!

Last edited 3 anos atrás by Daniela
juliane
20 de julho de 2006 8:03 pm

E feliz dia do amigo!!
Mts e mts bjs procê!!!!!!!!!!!!!!

Last edited 3 anos atrás by Daniela
iara
22 de julho de 2006 2:47 am

eu não vi os filmes nem li os livros… tenho a impressão que não é o meu tipo de história, mas pode ser bobagem minha. só lendo pra saber :p

Last edited 3 anos atrás by Daniela
6
0
Would love your thoughts, please comment.x