Lendo

Contos Gauchescos & Lendas do Sul, Simões Lopes Neto

Nessa edição da L&PM é possível ler duas obras em uma. Contos Gauchescos trata de diversos contos curtos protagonizados ou narrados pelo mesmo personagem, o Blau Nunes. Já em Lendas do Sul são narradas histórias baseadas em algumas das lendas folclóricas aqui do Rio Grande do Sul, a descrição delas e ainda um apanhado rápido de outras lendas pelo Brasil afora.

O bacana dessa obra, principalmente do primeiro livro, é o tom de conversa, de prosa mesmo, que o autor confere ao seu texto. Pois o narrador é um gaúcho do campo, ele é o contador de histórias, o velho proseador que abre o livro conversando com um personagem que não aparece e que pode muito bem ser você leitor. Todas as histórias apresentam o interior do Rio Grande, mesmo que Simões Lopes Neto nunca tenha andado pelos pagos que descreveu, ele morou em Porto Alegre e Pelotas e nunca visitou nenhuma outra cidade além destas (pelo menos é o que consta na minibiografia que antecede o livro). E as descrições são tão vivas e os personagens tão característicos (alguns deles), as histórias tão marcantes que é impossível não embarcar em uma viagem no tempo e sentir cavalgando pelas coxilhas do pampa gaúcho.

No entanto, essa mesma característica que engrandece tanto a leitura, é também prejudicial. O vocabulário é muito hermético e eu, nascida e criada no RS senti dificuldades com alguns vocábulos. Alguns em desuso, outros muito particulares de certas regiões do Estado e outros ainda particulares de situações e contextos que não fazem parte do meu dia a dia. Talvez por isso a leitura tenha demorado mais do que o esperado, pois o livro é bastante pequeno e esperava lê-lo em dois ou três dias no máximo. Além disso, alguns contos são bem massantes, o que não tira o mérito de passagens realmente genias como em Melancia – Coco Verde, Contrabandista e Jogo do Osso.

Em Lendas do Sul as histórias são basicamente um apanhado da tradição oral das histórias contadas por aqui: A mboitatá, A Salamanca do Jarau, O Negrinho do Pastoreio e argumentos sintéticos de outras lendas missioneiras e do centro-norte do Brasil. Em A Salamanca do Jarau (uma das minhas histórias favoritas do nosso folclore) o protagonista é mais uma vez Blau Nunes, que em uma de suas andanças topa com um vulto de face tristonha que o guia até o Cerro do Jarau para encontrar a Salamanca e enfrentar os desafios para merecer uma recompensa e ficar muito rico. Dessa forma ele sintetiza as origens da lenda e aplica a crença popular em algo que aconteceu ao personagem.

De toda forma, esse é um livro muito interessante para quem quer aprender e se aproximar mais da cultura gaúcha e por ser um livro de 1912 (Contos) e 1913 (Lendas) ele está ainda bastante próximo temporalmente dos fatos narrados (mais do que nós, certamente) e dentro de uma tradição de resgate e preservação da cultura gaúcha. É importante salientar que ele não narra fatos históricos, mas todos os seus textos estão precisamente situados na linha temporal da história gaúcha.

Contos Gauchescos & Lendas do Sul
Simões Lopes Neto
Editora L&PM
238 páginas
Skoob | Goodreads | Submarino
Nota: 3/5

Esse texto faz parte do projeto de blogagem coletiva Desafio Literário 2011, proposto pelo blog Romance Gracinha. A resenha corresponde ao mês de Agosto (atrasada de novo, eu sei), cujo objetivo é ler clássicos da Literatura Brasileira.

Confira no blog do desafio as resenhas dos outros participantes para este mês. Ou descubra quais foram as minhas escolhas.

Participe, comente, leia.

Gostou da ideia? Siga o @DL_2011 no twitter.

Aproveita e segue a equipe do Desafio Literário 2011 no twitter também:

@vivi, @danihaendchen, @queromorarlivr e eu, @clandestini.

Confira as outras leituras feitas para o Desafio Literário 2011:

Janeiro:
Coraline, Neil Gaiman
Memórias da Emília e Peter Pan, de Monteiro Lobato

Fevereiro
Che Guevara – a vida em vermelho, de Jorge G. Castañeda
O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira

Março
As Brumas De Avalon Livro 1 – A Senhora Da Magia, de Marion Zimmer Bradley
As Brumas De Avalon Livro 2 – A Grande Rainha, de Marion Zimmer Bradley

Abril
O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
O Restaurante no Fim do Universo, de Douglas Adams
A Vida, o Universo e Tudo Mais, de Douglas Adams
Até mais, e obrigado pelos peixes!, de Douglas Adams
Praticamente Inofensiva, de Douglas Adams

Maio
A Última Trincheira, de Fábio Pannunzio
Esqueleto na lagoa verde, de Antonio Callado

Junho
Calabar – o elogio da traição, de Chico Buarque Ruy Guerra
Gota D’água, Chico Buarque e Paulo Pontes
As Relações Naturias: três comédias, Qorpo Santo

Julho
Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, de Cristiane Lisbôa
Areia nos Dentes, de Antônio Xerxenesky
elvis & madona [uma novela lilás], de Luiz Biajoni

Agosto
Olhai os lírios do campo, de Erico Veríssimo
Morte e vida severina e outros poemas para vozes, de João Cabral de Melo Neto

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mi Müller
8 de setembro de 2011 9:35 pm

ah eu adoro esse livro, justamente pro conta desta narrativa tão próxima do leitor, legal que tu escolheu ele para ler esse mês 😀
estrelinhas coloridas…

trackback
11 de outubro de 2020 12:10 am

[…] de Erico Veríssimo Morte e vida severina e outros poemas para vozes, de João Cabral de Melo Neto Contos Gauchescos & Lendas do Sul, de Simões Lopes […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x