Mãe, quero ser artista (criatividade),  Sora Dani

Estratégia & Análise #4

Mais uma semana se passou e já estamos na quarta-feira de novo. Buenas, para os desavisados, hoje é dia de republicar a minha nota semanal do Estratégia & Análise por esses pagos. Quinta pasada publiquei por lá a seguinte nota:

Alvaro Oyarzún, um nome da arte contemporânea chilena.

O artista plástico Alvaro Oyarzún organiza seu trabalho de forma bastante fragmentada. Formatos, assuntos e técnicas variados, que se dispersam e se acumulam na parede. Sua obra acaba por desconstruir a polaridade da pintura: superfície e representação. No entanto denota uma investigação rigorosa referente ao meio pictórico. Disseca seus diferentes aspectos. O gesto, a cor, a narração, o retrato, o desenho e, inclusive, a fotografia.

Em sua proximidade as pequenas histórias que ele cria e os cruzamentos entre elas articulam diminutos lotes que se ligam e formam um jogo com todo o seu material. Com as circunstâncias que ele propõe se abre a possibilidade tradicional para ser uma pintura, mas não é. Oyarzún faz um exame, como uma operação, da experiência humana. Percorre uma caminhada sem riscos pelos estilos e desta história do ficcional constrói seu trabalho.

Sua obra aparenta ser um anedotário, uma espécie de reinvenção do artístico banalizado. Um caderno de anotações, cheio de referências que podem passar pelas mais simplórias atividades humanas até as complexas relações entre o homem e as grandes demandas da humanidade. O humor de Oyarzún consiste supor esta alternativa errática e ingênua, produzindo um efeito geral da confusão no receptor onde a capacidade da arte gerar o sentido é hoje ironizada pelo relaxamento e pela distração da pintura como o lugar comum.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x