Mãe, quero ser artista (criatividade),  Sora Dani

Estratégia & Análise #5

Mais uma quarta-feira, a última do ano. E mais uma nota do Estratégia & Análise republicada aqui.

Arte-ativismo, a sabotagem de Minerva Cuevas.

Minerva Cuevas nasceu em 1975 na Cidade do México, lugar onde vive e trabalha até hoje. Ingressou na Escuela Nacional de Bellas Artes em 1993. É conhecida pelo humor ácido e provocador de seu trabalho, o qual chega mesmo a confundir-se com uma forma de ativismo político. O intento é fazer a obra refletir sua desconformidade e luta contra as relações capitalistas. Partindo desse pensamento ela cria, em 1998, a “Mejor Vida Corp” (MVC) composta por ela mesma.

Mantendo uma imagem simbólica de empresa privada ela oferece produtos e serviços de forma gratuita na página da corporação. Atos de generosidade que objetivam atender a demandas, pequenas necessidades, da população e contradizer as relações comerciais atuais. A artista realiza intervenções urbanas e virtuais, sob forma de micro políticas de ação social em campanhas pacíficas e declaradas contra o capitalismo. Minerva é particularmente a favor da sabotagem.Paralela às suas atividades da MVC, Cuevas participa de atos e campanhas sempre de forma criativa. Estetizando suas ações ela é hoje uma auto-intitulada artista-ativista. Sua arte é focada em aspectos sociais e com forte apelo afetivo, as obras da artista usam a mídia de massa, a performance, a intervenção pública e o próprio espaço museológico como difusores de mensagens simbólicas que buscam atentar o cidadão comum para as estruturas políticas e econômicas que participam seu cotidiano.

Parte do caráter irônico de seus projetos pode ser atribuída à apropriação que Cuevas faz dos códigos do sistema que critica, tomando-os como base para a criação e divulgação de seu ativismo artístico.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
phellipe
phellipe
30 de dezembro de 2007 1:37 pm

passando rapidinho pra desejar um mega ano novo 😉

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x