Mãe, quero ser artista (criatividade)

Artista guatemalteco, artista latino-americano

Buenas, o clima de férias pode ser ótimo, mas a vida anda, a vida anda em mim. Por isso sigo com as velhas e agradáveis rotinas (as rotinas ruins são aos poucos descartadas). E nada melhor para começar esse 2008 do que com a republicação da última nota do ano de 2007 no já citado inúmeras vezes Estratégia & Análise. É só ler e comentar, nada de mais. Não dói não.

Artista guatemalteco, artista latino-americano

Aníbal López recentemente adotou o pseudônimo A-1 53167 (número do documento de identidade do artista) nasceu e vive na Guatemala. O ato de assinar com um número de identificação constitui um protesto contra a desigualdade e o preconceito racial existente em seu país, tornando-o apenas “mais um cidadão Guatemalteco”.

Como artista latino-americano ele apresenta pela Guatemala, sua terra natal, sua área de interesse e ação do trabalho artístico. Ele a cita constantemente, colocando-a em questionamentos e mapeamentos de suas peleias e conflitos. Seus projetos conectam-se com roubos, assaltos, contrabando e seqüestros, com a maneira com que as regras das Forças Armadas e de segurança contribuem na definição da alma e do espírito da urbe, com as enormes possibilidades oferecidas pelos espaços públicos do país.

A Guatemala é um país abalado por desastres naturais e tragédias humanas. Violência e conflitos políticos originam-se de uma das mais desiguais distribuições de renda na América Latina. Apesar desses problemas, a região tem como característica possuir multidões de pessoas em suas praças e alamedas. Nesses espaços, os habitantes da cidade realizam a parte mais importante de suas atividades fundamentais. É nas ruas que os moradores compram e vendem, conversam, se alimentam, matam a sede, caminham ou descansam apesar das regras ditadas pelas autoridades urbanas. As ruas da Guatemala compõem uma inesperada mescla de mercado e palco. Aníbal López é um ator nas polifônicas tragédias vividas pelas ruas de seu país.

É conhecido internacionalmente por esse forte enfoque sócio-político presente em suas obras. Geralmente abordando as relações e as tensões estabelecidas entre os militares, o Estado e o povo de seu país. Motivado por uma nova interpretação, uma nova significação de idéias em seus distintos contextos e tempos, o trabalho de A-1 53167 transita pelas performances, vídeo documentário e intervenções no espaço público.

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. 🌈✊Ⓥ👩🏻‍🏫👩🏻‍💻📚🧙‍♀️🎨📿🥾🏕️ 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈 🐈

Deixe seu comentário

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vica
9 de janeiro de 2008 12:43 pm

Tu não vais mais postar outras coisas por aqui? Não que teu trabalho não seja legal, mas já tens um lugar para publicá-lo.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x