Lendo

Garota papo-firme

Então que ontem foi o lançamento do livro Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, de Cristiane Lisbôa (referência a um canção de Roberto Carlos). E foi super bacana. A moça esbanjou simpatia, ganhei um exemplar do livro, marca-página exclusivo para o lançamento, autógrafo e ainda assisti o pocket show da Gisele de Santi, que terminou com surpresa: ela transformou em canção um dos micro contos de Cristiane, Mas naquele tempo eu não sabia (p. 21) , que ficou muito lindo. Gisele foi um espetáculo à parte. Com uma voz absolutamente linda, me encantou desde a primeira até a última canção. Mas a noite foi de Cris Lisbôa, merecidamente.

Hoje de tarde me sentei na cama, aninhada com a Starbuck, com o livro na mão e muita expectativa. O livro é bem pequenino, tem pouco mais de 60 páginas, formato pocket, e uma capa cor de rosa simples e elegante. A diagramação é muito bacana, também simples e elegante. Nada de texto justificado. Títulos em caixa alta, que parecem feitos assim para chamar a atenção, um grito mesmo, de confissão. Porque conforme eu lia as palavras de Cristiane Lisbôa eu sentia uma coisa boa despertar dentro do peito. Uma leitura fluí­da, leve, e ao mesmo tempo densa como são as histórias de amor. Não aquelas histórias cheia de clichês de romance adolescente. Mas daquele amor doído, profundo, mais para um filme do Almodóvar.

São 56 micro contos. Um páragrafo apenas para cada um. E não precisou mais do que isso para deixar claro o porque do livro. Mas estes micro contos estão mais para poemas em prosa do que para contos. São confissões. Pelo menos assim eu senti. Confissões de amor, de desejo, confissões de uma menina mulher que é sim papo-firme. Eu não tive oportunidade de conversar muito com a autora durante o lançamento. No entanto, as palavras escritas, marcadas no livro, deixam claro que ela é papo-firme, que tem uma escrita boa, sabe para que serve a caneta e o papel e faz bom uso deles.

As palavras de Cris Lisbôa deixam marcas. E deixam esperança. Esperança sim, de que ainda existem bons escritores nascendo a cada dia no Brasil. Em meio a tantas leituras decepcionantes dos chamados novos autores brasileiros nos últimos meses, é bom encontrar uma flor assim, tão bela e tão talentosa.

E tem PROMOÇÃO no blog, o trecos & trapos tem dois exemplares de Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou  para sorteio. Confere as regras e inscreva-se. Boa sorte!

Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou
Cristiane Lisbôa
64 páginas
Editora Memória Visual
Skoob
Nota: 4/5

Esse texto faz parte do projeto de blogagem coletiva Desafio Literário 2011, proposto pelo blog Romance Gracinha. A resenha corresponde ao mês de Julho, cujo objetivo é ler novos autores.

Confira no blog do desafio as resenhas dos outros participantes para este mês. Ou descubra quais foram as minhas escolhas.

Participe, comente, leia.

Gostou da ideia? Siga o @DL_2011 no twitter.

Aproveita e segue a equipe do Desafio Literário 2011 no twitter também:

@vivi, @danihaendchen, @queromorarlivr e eu, @clandestini.

Confira as outras leituras feitas para o Desafio Literário 2011:

Janeiro:
Coraline, Neil Gaiman
Memórias da Emília e Peter Pan, de Monteiro Lobato

Fevereiro
Che Guevara – a vida em vermelho, de Jorge G. Castañeda
O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira

Março
As Brumas De Avalon Livro 1 – A Senhora Da Magia, de Marion Zimmer Bradley
As Brumas De Avalon Livro 2 – A Grande Rainha, de Marion Zimmer Bradley

Abril
O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
O Restaurante no Fim do Universo, de Douglas Adams
A Vida, o Universo e Tudo Mais, de Douglas Adams
Até mais, e obrigado pelos peixes!, de Douglas Adams

Praticamente Inofensiva, de Douglas Adams

Maio
A Última Trincheira, de Fábio Pannunzio
Esqueleto na lagoa verde, de Antonio Callado

Junho
Calabar – o elogio da traição, de Chico Buarque Ruy Guerra
Gota D’água, Chico Buarque e Paulo Pontes
As Relações Naturias: três comédias, Qorpo Santo

Anarca, feminista, vegana, cat lady, bookworm, roller derby, hiperbólica, entusiasta das plantas e constante aprendiz. Rainha de paus, professora de história, amante de histórias. Meu peito é de sal de fruta fervendo num copo d'água. ♀️✊Ⓥ

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vivi
30 de julho de 2011 6:50 pm

Pôxa, que resenha show. Difícil não notar o quanto te apegaste a esse livro. Bacana de se ver e ler.

trackback
31 de julho de 2011 3:31 pm

[…] Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, Cristiane Lisbôa (resenha) […]

trackback
1 de agosto de 2011 4:27 pm

[…] Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, livro da queridíssima Cristiane Lisbôa (que já foi resenhado aqui no blog), foi encerrada na sexta-feira, dia 29. E acabo de realizar o sorteio. Confere o […]

trackback
5 de agosto de 2011 6:06 pm

[…] Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, Cristiane Lisbôa […]

Vica
25 de agosto de 2011 4:49 pm

Recebi hj meu livro e já li metade. Uma delícia de ler.

trackback
7 de dezembro de 2011 6:59 pm

[…] Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, de Cristiane Lisbôa Areia nos Dentes, de Antônio Xerxenesky elvis & madona [uma novela […]

trackback
11 de outubro de 2020 12:10 am

[…] Nunca fui a garota papo-firme que o Roberto falou, de Cristiane Lisbôa Areia nos Dentes, de Antônio Xerxenesky elvis & madona [uma novela […]

7
0
Would love your thoughts, please comment.x